No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é essencial reconhecer e homenagear mulheres extraordinárias que deixaram sua marca na história. Nesta data especial, nossa coluna presta uma homenagem a Jôve Oliveira, a primeira mulher eleita prefeita de Piripiri, cuja trajetória inspira e motiva a todos.
Jovenília Alves de Oliveira Monteiro, nascida em 16 de junho de 1977 em Piripiri, região Norte do Estado, desde cedo demonstrou sua determinação e paixão pela comunicação, encontrando no rádio sua vocação.
Aos 18 anos, Jôve Oliveira iniciou seu primeiro programa de rádio, conquistando os ouvintes com sua voz marcante e envolvente.
Em paralelo à sua carreira na comunicação, Jôve Oliveira dedicou-se aos estudos e formou-se em Enfermagem pela Christus Faculdade do Piauí (CHRISFAPI), evidenciando sua inclinação para cuidar da população mais carente e vulnerável.O ingresso na vida pública veio em 2004, inspirada pela trajetória de seu pai, vereador Abdias Alves Monteiro, e de seus irmãos, Waldivielson Monteiro e Wilson Monteiro, também vereadores. Foi eleita pela primeira vez como vereadora em 2008, sendo reeleita em 2012.
Já no ano de 2014, ainda como vereadora em Piripiri, disputou a vaga de deputada federal pelo PTB ficando na suplência, obtendo mais de 15 mil votos, a maior votação já alcançada para o cargo no município.
Seguindo sua trajetória política, ela tinha o desejo de governar Piripiri e, segundo ela, cuidar das pessoas. Então, decidiu se candidatar à prefeitura de Piripiri em 2016, alcançando expressiva votação, mas sendo derrotada com uma diferença de 227 votos.
Sua persistência a levou a novas jornadas políticas. Na eleição de 2018, Jôve Oliveira concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí e obteve 14.199 votos. Jôve ficou na 5ª suplência e chegou a assumir o cargo no dia 25 de agosto de 2020.
No mesmo ano, finalmente, foi eleita prefeita de Piripiri. Com uma vitória histórica, Jôve Oliveira tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita na história do município.
Em seu discurso de posse, Jôve Oliveira destacou sua determinação e a importância de continuar lutando por seu povo. "Fui diversas vezes testada para desistir por ser mulher, mas nunca desisti desse sonho, de trabalhar por minha Piripiri. Temos um povo honrado e não vamos desistir até que esse povo seja beneficiado com políticas públicas", afirmou a prefeita.
A história de Jôve Oliveira é um exemplo de superação, dedicação e liderança feminina.
Neste Dia Internacional da Mulher, parabenizamos a todas as mulheres piripirienses, piauienses e brasileiras. Feliz dia da mulher!
FOTOS: