A saúde pública do Piauí avança com resultados concretos. Graças a investimentos estratégicos, descentralização dos procedimentos e ampliação da rede hospitalar no interior, os pacientes têm acesso cada vez mais rápido e seguro às cirurgias.
Um exemplo desse progresso é o Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, que reduziu o tempo médio de espera para cirurgias eletivas para apenas 14 dias, o que lhe rendeu a 2ª posição no ranking de hospitais do Piauí.
“Diariamente, realizamos cirurgias em várias especialidades, como cirurgia geral, ortopédica, bucomaxilofacial e pediátrica, garantindo que os pacientes sejam atendidos aqui mesmo, sem a necessidade de transferência”, enfatiza a Dra. Natália Portela, diretora técnica do HRCR. “Isso nos torna, hoje, o hospital mais resolutivo do interior do estado em se tratando de cirurgias”, acrescenta.
Atualmente, o HRCR é gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e a redução do tempo de espera para cirurgias eletivas representa um grande avanço para a população, segundo afirma Hersilane Castro, coordenadora do Centro Cirúrgico.
“Reduzir a fila de espera para apenas 14 dias significa devolver qualidade de vida para quem precisa. É uma conquista histórica que demonstra o comprometimento da equipe e a importância da parceria entre ISAC e Sesapi para tornar o atendimento mais humanizado, ágil e resolutivo”, destaca.