youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 12 de setembro de 2025
Piripiri

Mais de mil partos em 2025: HRCR é referência em saúde materno-infantil

Com 1.059 partos realizados de janeiro a agosto, o HRCR alia equipe multiprofissional e práticas humanizadas para garantir segurança.




Com mais de mil partos já realizados em 2025, a Maternidade João Bandeira Monte, no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), em Piripiri, é referência em assistência humanizada ao parto e nascimento na região Norte do Piauí.

Além de garantir a segurança das gestantes, o hospital, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), também incentiva o aleitamento materno desde os primeiros momentos de vida do bebê e desenvolve um trabalho contínuo com as mães nos primeiros dias pós-parto, e conta com uma equipe multiprofissional qualificada.

“Nosso compromisso é oferecer um parto seguro, respeitoso e com a participação ativa da mãe”, destaca Gardenia Carvalho, enfermeira obstetra e coordenadora da maternidade do HRCR. “Aqui, a mulher é protagonista, e nossa equipe está preparada para garantir assistência qualificada em todos os momentos. Temos também um projeto importante, o ‘Acolher para Orientar’, que busca aproximar as gestantes das nossas práticas. Levamos palestras e rodas de conversa para as unidades básicas de saúde, proporcionando informações e preparando as futuras mães para um parto seguro e humanizado”, complementa.
De 1º de janeiro a 31 de agosto de 2025, foram realizados 1.059 partos, sendo 580 cesarianas e 479 partos normais. Esses números reforçam o compromisso da maternidade com a humanização do parto e a valorização do protagonismo da mulher, garantindo segurança e qualidade no atendimento.
Inclusive, entre partos normais, 160 foram realizados no Centro de Parto Normal (CPN), uma unidade que oferece assistência especializada a gestantes com baixo risco para o trabalho de parto, parto e puerpério, priorizando um ambiente acolhedor e humanizado.

“Trabalhamos diariamente para que cada gestante receba um atendimento integral, com todo o suporte necessário. A humanização é a base do nosso serviço”, pontua Luanna de Oliveira, enfermeira obstetra e responsável técnica do CPN.
Com uma equipe altamente qualificada e infraestrutura moderna, a Maternidade João Bandeira Monte reafirma o Hospital Regional Chagas Rodrigues como referência em saúde materno-infantil, garantindo segurança, acolhimento e respeito à vida.

Estrutura

Atualmente, a maternidade do HRCR conta com 16 leitos de enfermaria coletiva e 4 quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), espaços projetados para oferecer conforto, privacidade e segurança às parturientes.

Para tornar o parto um momento acolhedor, a estrutura dispõe de banheiras para realização do parto humanizado, além de bolas, cadeiras especiais e cavalinhos, que contribuem para o relaxamento e alívio da dor durante o trabalho de parto.

Outro diferencial é a atuação da equipe multiprofissional.

Fisioterapeutas acompanham as gestantes, orientando posições e técnicas que favorecem um parto seguro e tranquilo. Após o nascimento, também oferecem cuidados que estimulam o vínculo afetivo e promovem bem-estar nos primeiros momentos de vida.
Além disso, a maternidade realiza exames importantes, como o teste do pezinho, teste do coraçãozinho e teste da orelhinha, garantindo a triagem neonatal completa.

O HRCR também é reconhecido com o selo “Hospital Amigo da Criança”, reforçando o compromisso com o aleitamento materno e a assistência humanizada.

Dê sua opinião: