A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e em parceria com o Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC-PI), recebeu 69 cisternas que serão destinadas a agricultores e agricultoras familiares do município. A entrega simbólica ocorreu nesta quinta-feira (11), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Piripiri.As tecnologias hídricas irão beneficiar diversas comunidades rurais do município. As cisternas do tipo calçadão, também conhecidas como cisternas de enxurrada, têm capacidade para armazenar até 52 mil litros de água da chuva. O objetivo é garantir o abastecimento de água para a produção de hortaliças, frutas, criação de pequenos animais (como aves, caprinos, ovinos, suínos e peixes), além de beneficiar a apicultura.
“Mais uma ação em parceria com o CERAC. Essas cisternas são excelentes para o município de Piripiri, pois já vêm prontas para instalação. A SAF foi procurada e agora vamos iniciar a seleção das famílias que irão receber os equipamentos”, afirmou Leonardo Alcântara, secretário da SAF.
O coordenador do CERAC, José Maria Saraiva, também destacou a importância da ação. “É uma honra estar aqui em Piripiri. A SAF e o sindicato são grandes parceiros. Estamos trazendo para essas famílias uma tecnologia essencial para a produção de alimentos saudáveis. Esperamos que façam bom uso das cisternas”, disse.
A presidente do STTR, Eunice Barros, celebrou a continuidade das ações voltadas à zona rural. “Já temos muitas comunidades com cisternas, e agora mais famílias serão contempladas. Nossa parceria com a SAF é forte, e com a prefeita Jôve Oliveira Monteiro temos mostrado nosso empenho. Estamos muito felizes”, concluiu.
Fonte: SECOM PIRIPIRI