youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 03 de julho de 2025
Piauí

Fiscalização mira empresas em Campo Maior e Cabeceiras do Piauí; multas chegam a R$ 1,5 mi

Mais de 600 empresas foram vistoriadas pelos setores da Qualidade, Metrologia e Pré-medidos neste período.




O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) realizou uma Operação Especial em Campo Maior, Cabeceiras e outros oitos municípios na região Centro-Norte do Piauí, entre os dias 23 e 27 de junho, em parceria com o PROCON e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com o diretor geral do IMEPI, Júnior Macedo, mais de 600 empresas foram vistoriadas pelos setores da Qualidade, Metrologia e Pré-medidos neste período.

Ao todo, foram apreendidos 142 itens sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), 52 balanças de pesagem, além de 19 bombas de combustível reprovadas por medida baixa. Também foram coletados mais de 350 amostras de produtos para análise no laboratório do setor de Pré-medidos.

As cidades fiscalizadas foram:

Esperantina,
Luzilândia,
Joaquim Pires,
Morro do Chapéu,
Batalha,
Cabeceiras,
Joca Marques,
Madeiro,
Campo Maior
Barras.
Entre as principais irregularidades encontradas, destacam-se: fios e cabos elétricos falsificados – retirados de circulação por falta de segurança, risco de incêndio e aumento da tarifa de energia, bombas de combustível de postos de gasolina com bomba baixa contra o consumidor, produtos alimentícios com erro na pesagem e sem indicação de peso, balanças piratas, entre outros.

Segundo o órgão, as multas podem chegar até R$ 1,5 milhão.

“Nós montamos uma mega operação em parceria com o Procon e com policiais da Secretária de Segurança Publica. Fiscalizamos cada canto desses municípios para coibir irregularidades e proteger o consumidor. Como resultado, encontramos um índice elevado de infrações e os empresários envolvidos foram devidamente autuados. Agora, vamos trabalhar para levar essas fiscalizações para outras cidades do Piauí”, ressaltou.

Fonte: Campo Maior em Foco

Dê sua opinião: