youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 07 de setembro de 2025
Piauí

Procuradora-geral Nathana Vieira participa da posse do ministro Carlos Brandão no STJ

A presença da prefeita Jôve Oliveira e da procuradora Nathana Vieira reforçou o protagonismo de Piripiri em um momento que entra para a história.


A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, e a procuradora-geral do município, Nathana Vieira, participaram nesta quinta-feira (4) da posse do piauiense Carlos Augusto Pires Brandão como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

A cerimônia reuniu autoridades do Judiciário e da política nacional, entre elas os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

Representando Piripiri, a procuradora-geral Nathana Vieira ressaltou a importância do momento histórico para o Piauí e destacou a inspiração feminina no Judiciário:

“Feliz em participar de um momento histórico: a posse do ministro Carlos Pires Brandão no STJ, orgulho para o nosso Piauí, que nos honra com sua trajetória, ética e humildade. Também celebro a ministra Marluce Caldas, que inspira todas nós, mulheres, a ocuparmos espaços de liderança na Justiça e na sociedade. Que felicidade viver esse momento!”, disse.

O presidente do STJ, Herman Benjamin, elogiou a carreira de Brandão e brincou com sua formação em engenharia elétrica: “A partir de agora o STJ passa a ter um engenheiro entre os seus ministros. Ou seja, curto circuito não ocorrerá mais no Superior Tribunal de Justiça”, afirmou, arrancando risos.

Trajetória

Natural de Teresina, Brandão é engenheiro eletricista formado pela UFMG, bacharel em Direito pela UFPI, mestre pela UFPE e doutor pela UFPB. Ingressou na magistratura federal em 1997, após atuar como promotor de Justiça e procurador da República. Desde 2015, era desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), onde coordenou projetos como o programa Casas de Justiça e Cidadania.

Casado há 36 anos, pai e avô, Brandão mantém atuação acadêmica como professor da Universidade Federal do Piauí. Sua nomeação ao STJ foi oficializada em agosto, após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e escolha pelo Pleno do tribunal.

A presença da prefeita Jôve Oliveira e da procuradora-geral, Nathana Vieira reforçou o protagonismo de Piripiri em um momento que entra para a história do Judiciário brasileiro.

Fonte: R10 Piauí / Cidade Verde

Dê sua opinião: