A delegada Bruna Verena fez um alerta à população sobre o alto número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes cometidos por pessoas próximas das vítimas. A declaração foi dada durante entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta-feira (15), no Dia D da Operação Caminhos Seguros, que prendeu oito pessoas por estupro de vulnerável no Piauí.
Segundo a delegada, todas as prisões efetuadas nesta etapa da operação foram de condenados por crimes sexuais contra menores de idade.
“Infelizmente, todos os mandados cumpridos hoje são de estupro de vulnerável. São crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes, o que é de uma gravidade absurda”, afirmou.
Bruna Verena chamou atenção para o fato de que os abusadores, na maioria das vezes, fazem parte do círculo familiar das vítimas. “Às vezes é o pai, o avô, o padrasto ou o novo namorado da mãe. Todo cuidado é pouco. A gente precisa estar atento”, disse. “A violência sexual acontece, na maioria das vezes, dentro de casa.”
Ela também orientou a população a observar mudanças no comportamento das crianças, como retração, tristeza repentina ou isolamento.
“Se uma criança era extrovertida e de repente muda, é um sinal de alerta. A criança dificilmente sabe pedir ajuda sozinha. Quem está por perto precisa estar atento e acolher”, explicou.
Além dos crimes de estupro, a operação também atua na fiscalização de estabelecimentos suspeitos de exploração sexual de menores e no combate à pornografia infantil, crime que pode ser configurado inclusive pelo armazenamento de imagens. “Não precisa compartilhar. Só armazenar já é crime. E hoje, com a internet e a inteligência artificial, temos que redobrar os cuidados com o que as crianças acessam.”
A delegada reforçou a importância das denúncias, que podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100, pelo site da Polícia Civil ou presencialmente nas delegacias especializadas. “Todas as prisões e fiscalizações que fizemos só aconteceram porque alguém confiou na polícia. O sigilo é absoluto. A denúncia pode salvar uma vida.”
A Operação Caminhos Seguros segue até o dia 30 de maio com ações educativas, fiscalização e cumprimento de mandados em todo o estado.
Fonte: Cidade Verde