A maioria das pessoas não consegue dormir o suficiente todas as noites. O sono é um importante aliado para as pessoas acordarem com maior disposição para o dia.
Um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research apontou que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade para que as pessoas acordem descansadas. No entanto, isso não significa que seja saudável dormir pouco.
A realidade é que cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de sono para ser produtiva, já que da mesma forma que dormir pouco pode ser um problema, dormir muito também pode ser prejudicial à saúde.
Como dormir melhor
De acordo com o portal Hypescience, o primeiro passo para dormir bem é encontrar o horário perfeito para isso. Além disso, deve ser controlado qual horário realmente dormimos. Por exemplo, oito horas de sono é inútil se você gastar metade do tempo rolando na cama e dormir apenas quatro horas.
A otimização do sono depende da construção de bons hábitos de sono, do aprimoramento do ambiente em que vamos dormir e de manter uma rotina.
Veja abaixo as dicas do Dr. Nitun Verma, especialista em sono da Universidade de Stanford (EUA) e diretor médico do Centro de Distúrbios do Sono Washington Township.
Preparação para dormir
O primeiro passo para ter uma boa noite de sono é construir hábitos que vão te ajudar a dormir mais rápido, com uma duração maior e de forma mais confortável.
Um passo importante da rotina é incluir exercício físico regular. A Fundação Nacional do Sono dos EUA afirma que o exercício no período da tarde pode melhorar o sono à noite. No entanto, exercitar pouco tempo antes de dormir possui o efeito oposto.
Além disso, um despertar suave pode ajudar o momento de acordar mais fácil e natural.
Também é importante eliminar o álcool, cortar a cafeína e largar o cigarro. Um estudo publicado em 1994 apontou que o álcool é prejudicial para o ciclo do sono após ser eliminado do corpo, fazendo com que você acorde com mais frequência do que faria normalmente.
Já a cafeína reduz as fases três e quatro do sono, em que o sono REM e o sonho ocorrem. Enquanto isso, o cigarro, a nicotina em especial, ao ser usado em grande quantidade mantém o indivíduo acordado e impedem o começo do sono.
O Dr. Verma recomenda que seja diminuído o tempo de tela e que sejam desligados os aparelhos pelo menos 1 a 2 horas antes de dormir.
“As telas de tablets, telefones e TVs são tão brilhantes que podem confundir o cérebro. Tanta luz muito tarde da noite pode fazer com que o cérebro pense que são duas da tarde, não duas da manhã. Mesmo se ocorrer o sono, ele não será tão profundo e, portanto, será menos restaurador.”
Também podem ser usados métodos de meditação orientada para dormir. Por fim, o especialista aponta que ter um ritual antes de dormir também ajuda a ter um sono saudável.
Ambiente
Antes de dormir, é preciso se certificar de que seu ambiente está preparado para uma boa noite de sono. Primeiramente é preciso certificar que sua cama é confortável, que possui um bom colchão, travesseiros e lençóis.
Para quem possui central de ar em casa, a recomendação é encontrar a temperatura ideal que lhe faz bem. Além disso, o som do ventilador também pode ajudar a relaxar.
Como citado acima, as luzes das telas de eletrônicos podem causar estrago ao ciclo do sono. No entanto, mesmo quando os eletrônicos estão desativados, certifique-se que as luzes de espera não reflitam em você. Uma dica é investir em uma máscara para dormir.
Também é orientado que sejam cortadas distrações, como as notificações de smartphones.
Rotina
Para ter o melhor sono possível é importante dormir e acordar na mesma hora todos os dias. Como é difícil “repor” sono perdido, o Dr. Verma aponta uma alternativa:
“Uma maneira para as pessoas otimizarem seu sono é acordar na mesma hora todos os dias, ou pelo menos dentro da mesma hora. Ao invés de dormir mais em dias de folga, desperte no mesmo tempo e, em seguida, tire uma soneca que permite o sono extra sem interromper a programação normal de acordar”.
Caso você siga as dicas e continue tendo problemas em relação ao seu sono, é preciso procurar um médico especialista. Isso porque questões de saúde podem interferir na forma como você dorme.
Insônia crônica, apneia do sono, ou alguma outra condição não diagnosticada pode transformar o horário de dormir em apenas um momento de repouso.
Fonte: Fatos Desconhecidos