A população de Água Branca e municípios vizinhos já contam com uma Central de Diagnóstico nova e preparada. Ela oferece serviços assistenciais de média e alta complexidade, reduzindo a demanda reprimida e garantindo acesso universal aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).Em pouco mais de um mês de funcionamento, entre os dias 21 de julho e 31 de agosto, a unidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), contabilizou 2.225 atendimentos, assegurando resolutividade e qualidade no cuidado à saúde da região.
“Nesse período também realizamos 718 ultrassonografias, 1.419 exames laboratoriais, 58 eletrocardiogramas e 30 consultas por Telemedicina”, revela Paula Fernanda Veras, supervisora da unidade. “Esses resultados mostram como a Central tem sido essencial no apoio ao diagnóstico, agilizando o atendimento e garantindo resolutividade para os pacientes”, complementa.
Os números representam um avanço significativo para a rede de saúde, segundo afirma Waldineide França, gerente operacional do ISAC no Piauí. “A Central de Diagnóstico de Água Branca cumpre um papel fundamental ao aproximar a população de serviços especializados. Em pouco mais de um mês, já conseguimos entregar resultados expressivos, reflexo do empenho da equipe e da parceria com a Sesapi e o Governo do Estado”, destaca.
O projeto é resultado de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sesapi, que tem investido na ampliação da rede de diagnóstico para descentralizar os serviços e garantir mais acesso à saúde especializada em todo o estado.