Do cinema para a vida real. O turbilhão de emoção do filme “Divertidamente 2”, que mostra situações como ansiedade, vergonha, inveja, tédio, nostalgia virou reflexão com direito a prêmio para estudantes piauienses.
Cinco alunos de Teresina foram vencedores da etapa Brasil da Competição Internacional de Pôsteres Estatísticos do IBGE. É uma competição bastante disputada com a presença de vários estados brasileiros. Os piauienses faturaram o prêmio ao retratar em um poster a “puberdade em cena, alerta de novas emoções”.
Participaram estudantes da Educação Básica ou graduação em uma instituição pública ou privada do País. O IBGE vai premiar em dinheiro os primeiros colocados que também terão seus pôsteres exibidos no 65º Congresso Mundial de Estatística do ISI em Haia, na Holanda, de 5 a 9 de outubro.
A etapa brasileira do prêmio é uma iniciativa do IBGE, por meio de sua escola de estatística (ENCE) e do portal IBGE educa, junto com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG, para a promoção do letramento estatístico junto às escolas de Educação Básica e às instituições de Ensino Superior.
Do Piauí, os vencedores são Alice Medauar Chaib Macedo Nogueira Rodrigues, Ana Lígia Cronemberger Campelo, Davi Leal Moura Fé Melo Diniz, Marina Arêa Leão Dantas e Sarah Brandão Melo Campelo sob a orientação do professor de geografia Júlio César. Todos os participantes na faixa de 13 a 14 anos.
Expor a evolução da mentalidade dos jovens
Ana Lígia Campelo, 13 anos, disse que a ideia de participar do concurso foi do professor Júlio César. Ela informou que a ideia inicial era trabalhar a influência da Disney nos adolescentes, mas que o filme “Divertidamente 2” atraiu pelo sucesso de público nos cinemas e os temas abordados.
“A ideia é comparar a realidade das emoções do filme com as dos adolescentes. Mostrar como a mente funciona, os hormônios, as fases da puberdade, nível de maturidade. Tudo isso de forma interativa. Foi uma alegria muito grande sermos vencedores da etapa brasileira”, disse Ana Lígia.
Fonte: cidadeverde