youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de maio de 2024
Polícia

PF cumpre 15 mandados e R$ 1 milhão em sequestro de bens por fraude de licitações no Piauí

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal com objetivo de desarticular associação criminosa voltada para prática de corrupção.


Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e sequestro de R$ 1 milhão de bens e valores durante a manhã desta sexta-feira (19) na operação 45 Graus que investiga diversos indícios de fraude em procedimento licitatório, realizado pelo município de Miguel Alves para contratação de empresas prestadora de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado.

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal com objetivo de desarticular associação criminosa voltada para prática de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes à licitação. Dos 15 mandados, 12 foram cumpridos no município de Miguel Alves e 3 em Teresina. Os endereços correspondem a empresas envolvidas na fruade e também de servidores públicos envolvidos no esquema. 

Em nota, a PF afirma que as investigações apontam para a realização de depósito de verba em contas de“laranjas”, com a intenção de dar ao processo uma aparência lícita. Há indícios ainda de participação de servidores públicos municipais através de corrupção. 

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Parnaíba/PI, iniciaram-se após auditoria técnica da CGU. 

A PF informou ainda que as investigações devem continuar.

“Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, além de outros delitos que possam surgir no curso das investigações” diz a nota.

Dê sua opinião: