youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 02 de janeiro de 2025
Piauí

Após quatro dias, incêndio florestal na divisa do Piauí com o Ceará é controlado

De acordo com ele, no entanto, ainda é preciso manter o alerta por conta do risco de que o fogo volte.


O subcomandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Francisco Costa, disse ao Cidadeverde.com que um incêndio florestal que se aproximou de localidades rurais do município de Cocal dos Alves, já nas proximidades da divisa com o Ceará, foi controlado nesta quarta-feira (30) após quatro dias de operação. De acordo com ele, no entanto, ainda é preciso manter o alerta por conta do risco de que o fogo volte.

As equipes dos Bombeiros do Piauí - que se deslocaram de Parnaíba - controlaram as chamas juntamente com brigadistas locais e agentes do ICMBio. Segundo relatos dos moradores, o incêndio teve início no último sábado (26), por volta das 9h da manhã. 

De acordo com o subcomandante dos bombeiros, após o quarto dia de atuação no combate às chamas, ainda foram registrados alguns pontos de fumaça, mas que o fogo havia sido controlado. 

"A equipe foi lá pela quarta vez e já retornou porque o fogo que tinha lá já conseguiram debelar, só tem muita fumaça mesmo onde estava queimando e, segundo informação da equipe que foi lá hoje de manha, voltou meio dia. Lá já está controlado", explicou à reportagem.

De acordo com o bombeiro, as chamas teriam se iniciado em território cearense e avançado sobre áreas do Piauí. Apesar das chamas terem assustado os moradores, não chegaram a atingir propriedades rurais e nem deixaram vítimas.

"Tinha um pessoal do ICMBio, a brigada de Miguel Alves, e uns brigadistas de uma cidadezinha do Ceará, que ajudaram também no controle do fogo. Foi usado vários dias nossa picape com água, que lá o local é de difícil acesso, foram feitos aceiros no local, batedores, bomba postal, soprador no local que foi necessário para controlar esse fogo que provavelmente tenha vindo do Ceará", disse.

Ainda conforme o subcomandante, não é possível afirmar qual a origem das chamas, mas ele acredita que pode ter sido queimada para limpar a área de roça.

"Supõe-se de alguém que pode ter feito alguma queimada para plantação futura, já que está próximo de chover. Só que saiu do controle e a vegetação muito seca e alta, veio a se propagar durante alguns dias", relatou.

Fonte: CIDADE VERDE

Dê sua opinião: