Os modelos de previsões meteorológicas indicam que o Piauí tem 80% mais probabilidade de registrar temperaturas acima da média e índices de umidade relativa do ar abaixo do recomendado neste B-R-O Bró antecipado, já que o calor aumentará antes de setembro. Além de problemas de saúde, perdas na agricultura e pecuária e outros tipos de prejuízos, o tempo quente e seco é catalisador de outro efeito negativo: os incêndios.
Para o período entre agosto e outubro, as temperaturas podem ficar até 2˚C acima da média no Piauí, especialmente na região norte. O dado multimodelo produzido pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) indica que, já no mês de julho, a região do extremo sul do Estado está 1,5˚C acima da média.
A climatologista Sara Cardoso, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fala da previsão para os próximos meses. “As temperaturas permanecerão acima da média climatológica (histórica) e as umidades relativas mínimas, pontualmente no sudoeste e parcela do centro-norte (microrregião de Campo Maior), podem ficar abaixo dos 15% a partir da segunda quinzena de agosto”.
Ainda segundo a Semarh, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 38˚C nas regiões sudeste e sudoeste do Piauí. Já a mínima deve ser de 15˚C na mesorregião sudoeste, com o extremo sul do Estado registrando médias abaixo dos 15˚C, e ainda temperaturas altas nas mesorregiões sudoeste, sudeste e centro-norte. Em setembro, a máxima prevista ficará em torno de 39˚C nas regiões centro-norte, sudeste e sudoeste, e a mínima prevista para 20˚C na mesorregião sudoeste, com temperaturas altas nas mesorregiões sudoeste e sudeste.
Fonte: pi.gov