Duas crianças foram internadas no Hospital Mariano Castelo Branco, no bairro Santa Maria da Codipi, na tarde de ontem (7) com suspeita de envenenamento.
Um menino e uma menina, na idade de 4 anos e 6 anos, estavam brincando em um terreno e comeram carambola encontrados no chão, próximo a casa delas. Elas apresentaram sinais de sonolência e foram levados para o hospital.
Inicialmente, as crianças foram levadas pelo Samu para o hospital mais próximo, Mariano Castelo Branco, após os primeiros atendimentos e vendo a gravidade, elas foram levadas para o HUT. (Hospital de Urgência de Teresina).
“A informação que foi repassada pela direção do hospital é que o Samu levou duas crianças após elas passarem mal por terem consumido frutas em um terreno, possivelmente com agrotóxicos”, disse o comandante do 13º Batalhão da PM, tenente-coronel Flávio Pessoa.
As crianças são amigas que moram no conjunto Dilma Rousseff e no Dandara dos Cocais.
Informações obtidas pelo Cidadeverde.com, é que parentes informaram qual veneno foi usado pela proprietária do terreno, o que ajudou os médicos no tratamento para a desintoxicação.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que as vítimas possuem 4 e 6 anos e que o quadro de saúde delas é estável.
"Elas apresentavam sinais de sonolência após ingerirem carambolas encontradas no chão de um terreno abandonado nas proximidades de sua residência. Segundo relatos de familiares e vizinhos, o local estaria contaminado por veneno supostamente aplicado pelos proprietários do terreno, que não residem na área. As pacientes foram inicialmente encaminhadas ao Hospital Mariano Castelo Branco, onde receberam os primeiros cuidados, e, posteriormente, transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde permanecem internadas. Ambas estão sob acompanhamento pediátrico e neurológico, apresentam quadro clínico estável", informou.
Sintomas de intoxicação
Os sintomas podem variar dependendo do tipo e da quantidade de agrotóxico, bem como da forma de exposição (ingestão, contato com a pele, inalação). Alguns dos sintomas mais comuns de intoxicação por ingestão incluem:
Náuseas e vômitos
Diarreia
Dor de estômago
Tonturas e dor de cabeça
Transpiração e salivação excessivas
Fraqueza e cansaço
Cãibras e tremores
Irritabilidade
Dificuldade respiratória
Em casos mais graves, pode haver desorientação, convulsões, coma e até morte.
Nota da FMS (Fundação Municipal de Saúde)
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que, no dia 6 de julho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender duas crianças, de 4 e 6 anos de idade, na zona norte de Teresina. Elas apresentavam sinais de sonolência após ingerirem carambolas encontradas no chão de um terreno abandonado nas proximidades de sua residência.
Segundo relatos de familiares e vizinhos, o local estaria contaminado por veneno supostamente aplicado pelos proprietários do terreno, que não residem na área.
As pacientes foram inicialmente encaminhadas ao Hospital Mariano Castelo Branco, onde receberam os primeiros cuidados, e, posteriormente, transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde permanecem internadas. Ambas estão sob acompanhamento pediátrico e neurológico, apresentam quadro clínico estável.
A FMS reforça que segue as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), motivo pelo qual informações clínicas detalhadas são fornecidas exclusivamente a familiares e/ou responsáveis legais, mediante comparecimento à unidade de saúde.
Fonte: Cidade Verde