youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de maio de 2024
Piauí

Governador lança a primeira conferência internacional do Brasil sobre energias renováveis

O governador explica que o objetivo é colocar Teresina e o Piauí no centro do debate global.


O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quinta-feira (18), no Palácio de Karnak,  a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), que ocorrerá no período de 3 a 5 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina. Segundo Rafael, será a primeira conferência internacional do Brasil sobre o tema com a chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e terá como tema central "As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável".

Na solenidade, foi assinado memorando de entendimento (MOU) entre o Governo do Piauí, o PNUD e o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), com o objetivo de promover o diálogo entre os setores da sociedade e fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase no papel do hidrogênio verde na transição energética global.

O governador explica que o objetivo é colocar Teresina e o Piauí no centro do debate global. "Teremos três dias de debates e ações intensas nessa linha das energias renováveis, que é uma vocação natural do estado. Será uma oportunidade para a nossa sociedade, empreendedores e governos aproveitar para colocar, cada vez mais, o Piauí na vanguarda desse movimento global de transição energética, de mudança gradativa dos combustíveis fósseis para os combustíveis renováveis", disse.

Conferencia global Citer5.jpeg

Eventos internacionais

Segundo o governador, em maio, além dessa conferência internacional, o Piauí estará no centro do debate mundial, sediando eventos importantes, como a segunda reunião presencial da Força-Tarefa do G20, com 52 delegações internacionais; a Campus Party, evento de inovação tecnológica; e na primeira semana de junho, a grande conferência das Nações Unidas para Energias Renováveis.

Conferencia global Citer19.jpeg

Citer será híbrido e gratuito

A presidente da ICIMA, Ana Paula Rodrigues, ressaltou que a realização dessa conferência em Teresina é fundamental, pois está alinhada com os objetivos do Governo do Estado de abrir o Piauí para o mundo. "Essa conferência vai colaborar com o projeto do governador Rafael Fonteles de tornar o debate sobre energias renováveis e hidrogênio verde acessível à população", explica.

A Citer será um evento híbrido e gratuito com palestrantes internacionais e nacionais e contará com mais de 45 painéis, onde serão discutidos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mudanças climáticas e vai contribuir para conscientizar a sociedade sobre as consequências do avanço das mudanças climáticas e incentivar o debate sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris.

Realizadores

A Citer é uma correalização do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí); do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU); e do  Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima).
 

Dê sua opinião: