youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 22 de outubro de 2024
Piauí

Incêndio que matou dois brigadistas em Uruçuí foi provocado por ação humana, diz polícia

A conclusão é da Polícia Civil que instaurou inquérito para investigar.


O incêndio que causou a morte de dois brigadistas no Piauí foi causado por ação humana. A conclusão é da Polícia Civil que instaurou inquérito para investigar a morte de José Almir e Edinelson Maciel, membros da brigada de incêndio de Uruçuí, no Sul do estado.

O incêndio aconteceu no dia 23 de setembro na localidade Santa Maria, na zona rural de Uruçuí, cidade localizada a 441 quilômetros de Teresina. Os dois brigadistas moravam na região e foram cercados pelas chamas. Um deles morreu no local, o outro chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital onde faleceu horas depois.

Testemunhas informaram à polícia que o incêndio teria sido avistado por volta das 15h. A notícia da morte dos brigadistas foi informada à polícia às 22h.

Uma portaria assinada uma semana antes da morte dos brigadistas proibiu o uso do fogo para o manejo de vegetação e revogou todas as autorizações de queima controlada que haviam sido emitidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A portaria é válida até o dia 17 de novembro e é uma tentativa do Governo do Estado de reduzir os focos de incêndio em vegetação no Piauí.

Equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente foram deslocadas para Uruçuí para investigar as causas do incêndio. Agora já se sabe que o fogo começou por ação humana. Os próximos passos da investigação é tentar apontar os suspeitos de terem iniciado o incêndio.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, a medida tem dado resultado, e os focos de incêndio em vegetação registrados em 2024 já são menores que os registrados no mesmo período do ano passado.

A investigação desse caso segue sendo realizada pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente.

Fonte: Cidade Verde

Dê sua opinião: