O estado do Piauí é finalista da 6ª edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, avaliação anual promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). O anúncio dos estados vencedores será realizado em agosto, durante cerimônia oficial em Brasília.
O índice, considerado o principal termômetro da transformação digital no setor público brasileiro, avalia os avanços dos governos estaduais na oferta de serviços digitais à população, com base em critérios como acesso, inovação, integração e transparência.
O Piauí é finalista no ranking geral, e concorre com os estados do Acre, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além disso, o Piauí também é finalista na categoria “Inovação na Oferta de Serviços Digitais”, junto a Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Acre.
Na edição de 2024 do índice Abep-TIC, o Piauí subiu ao pódio duas vezes, ficando em primeiro lugar na variação nominal, que se refere à velocidade de transformação digital e em 3º no ranking geral, que está relacionado a oferta de serviços públicos digitais.
O reconhecimento é resultado do esforço conjunto entre os órgãos do Governo do Piauí, que vêm implementando políticas públicas voltadas à transformação digital, modernização dos serviços públicos e ampliação do acesso ao governo digital e melhoria da experiência do cidadão no uso de plataformas digitais.
Para o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, a presença do Piauí novamente entre os finalistas é um reflexo do compromisso do estado com a tecnologia com foco no cidadão e a eficiência na prestação de serviços públicos.
“Estar entre os melhores do país em transformação digital reforça que estamos no caminho certo. O cidadão piauiense já sente na prática os benefícios de um governo mais ágil, acessível e digital”, destaca o gestor.
O índice Abep-TIC visa incentivar a modernização da gestão pública e promover o uso estratégico da tecnologia para facilitar a vida da população. A metodologia da pesquisa é baseada em evidências e dados objetivos coletados em sites, aplicativos e plataformas oficiais dos governos.
Fonte: pi.gov