youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de maio de 2025
Piauí

Piauí é modelo de colaboração com o governo federal, diz ministro interino

Secretário prevê um aporte de mais de 100 milhões para o estado nos próximos três ciclos da política nacional da Aldir Blanc.


Foto - Meio Norte

O Ministro da Cultura interino e Secretário Executivo da pasta, Márcio Tavares, ressaltou o Piauí como um modelo da excelente colaboração entre os estados e o Governo Federal, garantindo investimentos da Lei Paulo Gustavo. A declaração foi feita durante a visita às obras de reforma do Memorial Esperança Garcia, na zona Centro-Sul de Teresina (PI). 

O compromisso integra a agenda oficial do ministro na capital piauiense. Segundo ele, quase todos os municípios do Piauí já usufruíram da verba liberada, assegurando que a população tenha acesso ao fomento a cultura.

O Piauí tem sido exemplo, inclusive, nessa relação com o governo federal, com o Ministério da Cultura, garantindo o investimento da lei Paulo Gustavo, garantindo agora a segunda posição na adesão ao segundo ciclo da lei Paulo Gustavo e com uma alta execução dos municípios, quase todos os municípios do Piauí já gastaram o investimento que foi feito no primeiro ciclo.

A visita tem como marco principal a participação no I Encontro Estadual de Gestores da Cultura, que ocorre nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) para fortalecer o diálogo e a gestão cultural entre os municípios piauienses. O secretário de cultura, Rodrigo Amorim, destacou:

A gente vai trazer aí ajuda aos secretários, aos dirigentes na captação de recursos através de editais, de projetos do Ministério da Cultura e através da nossa Secretaria de Estado da Cultura. [...] As políticas na área da cultura tem sido prioridades na gestão do governador Rafael Fonteles.

INVESTIMENTOS DE MAIS DE R$ 60 MILHÕES

Segundo o gestor, o governo estadual também está investindo em projetos como o Orçamento Participativo (OPA), que leva videotecas, bibliotecas e centros culturais para as periferias de cidades como Parnaíba, Teresina, Floriano e Picos. 

O secretário de Cultura ainda expressou a satisfação com os investimentos realizados, que somam mais de 60 milhões de reais neste ano, provenientes do Ministério da Cultura e do Governo do Estado, através de editais.

A gente tá aqui contabilizando aí com mais de 100 milhões de aporte de recursos pelos próximos três ciclos do da política nacional da Aldir blanc, sem contar ainda aos outros editais que vão abrir na área também do cinema, do audiovisual. Hoje a gente conta nesse ano com mais de 60 milhões investidos através do Ministério da Cultura e Governo do Estado, dentro da Secretaria de Cultura através de editais.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: