youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 06 de julho de 2025
Piauí

Piauí reduz pobreza e roubos, amplia cirurgias eletivas e ganha destaque em soluções tecnológicas

Governo do Estado avança no desenvolvimento de políticas públicas que elevam a qualidade de vida da população



O Governo do Piauí registrou, no mês de junho, importantes avanços nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança, desenvolvimento social e inovação. Entre os destaques estão a queda expressiva na extrema pobreza, o aumento no número de cirurgias eletivas, o início das obras da maior usina de hidrogênio verde do mundo, o lançamento da primeira plataforma de IA com dados 100% em português, a queda no roubo de celulares, a devolução em massa de veículos roubados e o lançamento do primeiro boletim de ocorrência via WhatsApp do país.

Extrema pobreza cai 50% no Piauí

O Piauí teve uma redução de 50,3% na taxa de extrema pobreza entre 2023, quando o percentual era de 8,1%, e 2024, em que foram registrados 4%. Isso representa a segunda maior queda do país e a maior do Nordeste. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), analisados pelo Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET) da Secretaria de Planejamento do Estado.

Na série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí teve a menor taxa de pobreza já registrada em 10 anos. Entre 2012 e 2023, cerca de 280 mil pessoas saíram da situação de pobreza. Com a redução, o Piauí saltou de 9º para 5º na classificação perante os demais estados da federação entre os maiores indicadores.

A pesquisa constatou também a redução de 17,3% da pobreza entre 2023 e 2024. Foi a oitava maior queda do país. Já quanto ao indicador que mede a concentração de renda, o índice de Gini, em 2023 era 0,552, o 26º menor do país e 8º menor do Nordeste. Em 2024, foi para 0,506, representando o 17º menor do país e 4º menor do Nordeste.

Têm início obras da maior usina de hidrogênio verde do mundo

O Piauí vem se tornando protagonista no mercado de economia verde com o início da construção da maior usina de hidrogênio verde do planeta. A obra, executada pela multinacional espanhola Solatio Energia Livre, iniciou a etapa de supressão vegetal e limpeza de 154 hectares dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Piauí, em Parnaíba. Essa parte corresponde à primeira etapa da obra e deve gerar mais de 2 mil empregos diretos.

O investimento inicial é de R$ 27 bilhões. O projeto é pioneiro em escala industrial no mundo e consolida o Piauí como um dos territórios mais promissores na cadeia global de combustíveis limpos. A usina produzirá 400 mil toneladas de hidrogênio verde e 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano em sua capacidade total, atendendo à crescente demanda da Europa e de outros mercados por alternativas energéticas sustentáveis.

Cirurgias eletivas aumentaram 22% e tempo de espera diminuiu em 80%

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou um aumento de 22,29% no número de cirurgias eletivas entre janeiro e maio de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. No período de cinco meses, foram feitos 15.085 procedimentos neste ano, enquanto que em 2024 foram 12.335.

                      Foto: Ascom Sesapi

Os registros também apontam que o tempo médio de espera por cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública estadual tem apresentado uma diminuição significativa nos últimos anos. Em fevereiro de 2023, a média era de 464 dias de espera, mas, em junho de 2025, esse índice chegou a cerca de 79 dias — uma redução de mais de 82% no período. A comparação entre janeiro de 2024 e junho de 2025 revela que, no intervalo de um ano e meio, a média de espera foi reduzida em cerca de 44%.

O resultado ecoa de uma série de ações estratégicas, como o fortalecimento da rede hospitalar, ampliação de salas cirúrgicas, aquisição de novos e modernos instrumentais cirúrgicos, além da melhora da infraestrutura hospitalar, expansão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, que leva atendimentos especializados para mais perto da população.

Piauí lança a primeira IA com base de dados em português, desenvolvida no estado

Com mais de 130 bilhões de palavras em língua portuguesa, o programa de Inteligência Artificial do Governo do Piauí, SoberanIA, já é considerado o maior dataset do mundo voltado ao desenvolvimento de Inteligência Artificial em português. A SoberanIA é a primeira IA pública do Brasil e nasce com o objetivo de regionalizar o uso da inteligência artificial, respeitando expressões culturais, sotaques e vocabulários típicos do Piauí e do Brasil.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), com execução do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e representa um marco na construção de soluções tecnológicas soberanas, seguras e públicas no Brasil.

                   Foto: Gabriel Paulino

Queda de quase 50% no roubo de celulares e devolução em massa de veículos

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou em junho a redução de 48,73% no número de ocorrências de roubo de celulares nos cinco primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano de 2022, no estado. Foram registrados 3.021 boletins de ocorrência (B.O.) relacionados a esse tipo de crime, menor patamar desde 2022. Já em comparação a 2024, houve uma queda de 22,20%, considerando o mesmo período.

“Os dados mostram que essa política de prevenção e repressão ao roubo de celular vem impactando diretamente na redução de outros crimes, especialmente no roubo em geral e no latrocínio, visto que, no ano passado, alcançamos o menor número de latrocínios no Piauí”, destacou o delegado João Marcelo, gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP.

Fonte: pi.gov

Dê sua opinião: