youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 22 de abril de 2024
Piauí

Realizado evento de sensibilização para identificação e abordagem de pessoas com TEA

O evento foi voltado para as Forças de Segurança Pública, visando o atendimento de forma adequada e humanizada.


Na manhã desta terça-feira (2), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI),por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social, e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promoveram a primeira Ação de Sensibilização para Identificação e Abordagem de Pessoas com Espectro Autista (TEA). O evento foi voltado para as Forças de Segurança Pública, visando o atendimento de forma adequada e humanizada.

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância da ação na promoção de uma sociedade mais inclusiva.  "Temos uma Diretoria de Defesa Social dedicada a atender cada vez melhor o público vulnerável. Temos coordenações específicas para mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Portanto, isso já é uma realidade da Segurança Pública do Piauí. Capacitamos os policiais na língua de sinais para atender pessoas surdas e agora estamos expandindo nossos esforços para incluir o público neurodivergente, destacou o secretário.

WhatsApp Image 2024-04-02 at 12.34.16 PM.jpeg

Durante o evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva, fez o lançamento do Disque Denúncia Tolerância Zero contra Preconceito aos Autistas, para auxiliar as vítimas de preconceito e discriminação, através do WhatsApp (86) 99411-0212.

“Esse número é o início. O que buscamos é criar uma rede de proteção aos autistas que tenha, inclusive, a possibilidade de se ampliar para atender a todas as outras deficiências. Temos que ouvir as queixas, apurar, fazer os inquéritos e punir os que teimam em desrespeitar a inclusão”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. 

WhatsApp Image 2024-04-02 at 12.34.17 PM.jpeg

O evento contou com a presença da ouvidora-geral da Assembleia Legislativa do Piauí, a deputada estadual Teresa Brito; do secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso; da defensora pública geral, Carla Yáscar; representando a Polícia Militar, a coronel Elza Rodrigues; titular do Conselho de Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, Sarah Melo; e representantes das instituições Associação dos Amigos dos Autistas (AMA-PI),  Associação Prismas, dos amigos e familiares da pessoa com autismo, e  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista da OAB-PI.

Dê sua opinião: