A direção do CETI José Narciso realizou a abertura oficial da VII edição do Salão do Livro da instituição na tarde de ontem, 04 de dezembro. O evento é o único do seguimento na cidade de Piripiri, e tem como objetivo fomentar a leitura, a cultura literária, habilidades críticas e incentivar a criatividade, além de despertar na comunidade escolar e sociedade a relevância do ato de ler.
Grandes nomes da literatura piauiense já foram homenageados ao logo das últimas edições, dentre eles, a escritora piripiriense, Judith Santana, o escritor teresinense, Natan Sousa, além do escritor Baurélio Mangabeira e Mércia Ferreira. Este ano, o SALIJONAR tem como homenageado, o escritor, Vinícius Barreto.
Dentre as autoridades que prestigiaram a abertura do evento, esteve presente, o gerente da 3ª Gerência Regional de Educação, Regiomar Meireles.
Em sua fala, o gente destaca a importância do evento para a comunidade escolar.
“Este evento está consolidado graças ao esforço e dedicação da gestão escolar. A diretora, Inês, e sua equipe são aguerridas no propósito de desenvolver a cultura da leitura e da consciência crítica. Quem lê tem mais possibilidades de interpretações e definir seu ponto de vista crítico à realidade na qual está inserido. Percebo este evento como grande oportunidade de despertar no alunado o desejo pela literatura e suas diversas formas de expressão”, disse o gerente.
“O SALIJONAR é dedicado ao escritor, Vinícius Barreto. E traz sua vida e obra. Na programação do evento temos uma exposição de livros na sala de autógrafos, com obras dele e de outros autores convidados, além da participação ativa dos estudantes em rodas de conversa, oficinas e palestras”, afirmou a diretora do CETI, Inez Maria Araújo Sousa.