A cidade de Piripiri recebeu, nesta sexta-feira (25), o primeiro dia do Projeto Diálogos pelo Piauí no Território dos Cocais. A iniciativa, promovida pelo Governo do Piauí, aproxima os serviços públicos dos órgãos estaduais da população e estimula a participação cidadã na construção de políticas públicas. Nas primeiras horas de evento, foram realizados mais de 1.400 atendimentos.
Durante dois dias, o evento oferece 40 serviços gratuitos à população, além de oficinas e plenárias para compor o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O governador Rafael Fonteles estará presente no sábado (26), durante uma plenária.
Logo na manhã do primeiro dia, a movimentação foi intensa na Praça da Bandeira, onde a feira de serviços foi instalada. O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, comemorou o sucesso do projeto. Entre os serviços mais procurados estão a emissão da nova Carteira de Identidade, a plataforma Made In Piauí, além de programas de saúde e linhas de crédito. “Contamos com a presença de todos”, enfatiza o gestor.

Gustavo Dias, coordenador do programa Made In Piauí, destacou a grande procura pela plataforma que conecta artesãos e empreendedores com compradores em todo o Brasil. “Só pela manhã já fizemos mais de 150 atendimentos. Estamos explicando como o programa funciona e como os empreendedores podem cadastrar seus produtos para venda nacional”, afirmou o gestor.
Na área de trânsito, Moisés Mariano, coordenador de atendimento do Detran, explicou que estão sendo realizados processos de renovação de habilitações. “O cidadão traz o comprovante de endereço, RG e CNH, e sai daqui com o agendamento para a clínica. Após o exame médico, em 5 a 10 dias recebe a nova CNH em Piripiri”, detalhou o gestor.
Somente o estande do Instituto de Identificação Félix Pacheco, emitindo carteira de identidade digital, realizou 400 atendimentos. “Estamos levando este serviço de cidadania. É só trazer certidão de nascimento, de casamento e comprovante de residência e CPF. Fica pronto em cinco minutos e em 24 horas está no sistema. Estamos em um governo tecnológico e inclusivo”, considera Djane Santos, coordenadora do Identidade Digital no evento.
A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, celebrou a realização do evento na cidade. “Isso aqui é para desburocratizar tudo, é para dizer que o Governo do Estado está mais perto do povo. Quando os governantes realmente se propõem a sair dos seus gabinetes para encontrar o povo, é porque esse governo está no caminho certo. Então, da minha parte, enquanto cidadã piripiriense, estamos muito felizes”, declarou a gestora.
Histórico e projeção
Piripiri é o segundo município a receber o Projeto Diálogos pelo Piauí, que percorrerá os 12 Territórios de Desenvolvimento do estado. A primeira edição ocorreu em Picos, nos dias 11 e 12 de abril, no Território Vale do Rio Guaribas, com mais de 2 mil atendimentos.
As atividades incluem a realização de oficinas temáticas que orientam gestores municipais sobre serviços já existentes e potencializam o acesso da população a programas como o Piauí Saúde Digital e a Linha de Cuidados de Hipertensão e Diabetes.
Fortalecimento da governança participativa
Por meio de plenárias e oficinas, a população tem a oportunidade de propor ideias para a elaboração do PPA, fortalecendo a transparência e a participação popular. A expectativa para o segundo dia é de um aumento ainda maior na adesão e no envolvimento dos moradores de Piripiri e região.