youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 21 de outubro de 2025
Piripiri

Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro coordena logística nas novenas e procissões na Festa da Padroeira

Durante os festejos de 2025, foram registradas apenas três ocorrências que exigiram atendimento de urgência.


A presença de Escoteiros do 2º/PI Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES) na Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Piripiri-PI, já se tornou uma tradição, seja nas novenas e nas procissões, dando suporte de logística e organização em espaços com grandes aglomerações. Já se vão mais de duas décadas de parceria do GEES com a Paróquia Franciscana numa das festas católicas mais prestigiadas do interior do Piauí.
Além de dezenas de juvenis (escoteiros, sêniores e guias) e vários Chefes Escoteiros do GEES, um grande efetivo de voluntários cuidou também da logística e segurança, como: Polícia Militar, Tiro de Guerra 10-021, Corpo de Bombeiros Militar,  Bombeiros Civis, SUTRAN e SAMU.

“Estou muito tranquilo e confiante na capacidade das equipes neste festejo de Nossa Senhora dos Remédios”, declarou o pároco, Frei Antônio Leandro, OFM, em vários momentos da Festa da Padroeira.
Ao longo dos anos, o Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro tem atendido com prontidão e responsabilidade aos pedidos oficiais da Fraternidade Franciscana, contribuindo de forma significativa para a organização das novenas e procissões."Com o passar do tempo, o Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro acumulou experiência e aprimorou, ano após ano, os serviços prestados durante os festejos. Foram realizadas diversas reuniões de planejamento e logística, tanto para as novenas quanto para o grande da Festa, no dia 16 de Outubro, quando acontece  a procissão luminosa de Nossa Senhora dos Remédios, que reúne uma multidão e lota ruas e avenidas da cidade ", explica o Chefe Escoteiro Dheyno Firmino, coordenador das Procissões do Festejo de 2025.

Vale lembrar que, nos últimos dois anos, diante da necessidade de melhorar a organização do espaço para acolher os fiéis, o Grupo Escoteiro sugeriu ao Pároco Antônio Leandro, a necessidade de criar corredores que facilitassem o fluxo de pessoas durante as novenas. Essa medida também visava agilizar o atendimento de pessoas em ocorrências diversas, como: mal-estar provocados pelo cansaço, calor intenso ou por problemas de saúde.

Os corredores permitiram uma circulação tranquila dos voluntários e pessoas à serviço da Paróquia, como também dos visitantes, independente do horário que chegassem para assistir a novena, seja no Largo Nossa Senhora dos Remédios, ou ainda nas laterais da Igreja Matriz e até as proximidades do Monumento do Sesquicentenário na Avenida Tomaz Rebêlo.

Antes de iniciar as novenas, os  escoteiros garantiram a demarcação dos corredores como o uso de cones, cadeiras e muita fita zebrada, interligando e protegendo os espaços de circulação. Além disso, também deram suporte no atendimento de ocorrências em parceria com os Bombeiros Civis, Bombeiros Militares e o Tiro de Guerra 10-021.

Neste ano, estiveram à frente do trabalho de segurança e logística, os seguintes representantes:

.Chefes Escoteiros Dheyno Firmino e Tito Ferreira ( Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro);

•Capitão Vera Cruz (Corpo de Bombeiros Militar de Piripiri);

•José Oliveira e Mauro Henrique (Bombeiros Civis);

•Sargento Sátiro (TG 10-021);

•Cabo Xavier (representando o comandante do Batalhão da Polícia Militar do Piauí em Piripiri, Coronel Valter);

. Jaime Melo (SUTRAN);

•Demais membros da equipe de segurança

"Todos deram o seu melhor para garantir a organização da maior procissão religiosa do interior do estado do Piauí, graças a Deus", disse o coordenador Chefe Escoteiro Dheyno Firmino do GEES.

Durante os festejos de 2025, foram registradas apenas três ocorrências que exigiram atendimento de urgência. Mais uma vez, os corredores demonstraram sua eficácia, permitindo que as pessoas fossem rapidamente socorridas e levadas aos pontos de apoio com ambulâncias. Neste ano, estiveram disponíveis três ambulâncias: uma da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Piripiri e duas do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, atendendo prontamente às demandas da equipe.

O 2º/PI Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro permanece como parceiro essencial nos festejos de Nossa Senhora dos Remédios, sempre fazendo o seu Melhor Possível para o maior evento religioso do interior do Piauí.

Fonte: Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro

Dê sua opinião: