Há quase dois meses em operação em Piripiri, a Águas do Piauí já promoveu diversas melhorias no sistema de abastecimento da cidade. Entre as ações realizadas, destaca-se a substituição da bomba de captação por um equipamento de maior potência, o que aumentou em 50% a eficiência do sistema e ampliou o volume de água chegando às residências. As melhorias integram o Plano de 100 Dias da concessionária, que iniciou oficialmente os trabalhos no município no dia 8 de junho.Célio Damásio, gerente executivo da região Meio Norte e Litoral da Águas do Piauí, pontua que a concessionária recebeu o sistema de abastecimento de Piripiri com uma bomba de captação de apenas 185 cv, que é uma potência inferior à necessidade atual da cidade. “Assim que assumimos a operação, identificamos essa defasagem e providenciamos a substituição da bomba por uma de 250 cv, trazendo um aumento de 50% na captação. E ainda instalamos uma bomba reserva, que não havia na cidade, com a mesma potência. Este equipamento reserva é acionado, por exemplo, quando há necessidade de manutenção emergencial da bomba principal, garantindo que a captação não seja prejudicada e a população continue sendo abastecida durante os reparos”, explica Damásio.
Além da troca e aquisição de bomba reserva, as equipes especializadas da Águas do Piauí deslocaram o ponto de captação da balsa, manobra que ajuda a evitar paradas mecânicas da bomba; também realizou a limpeza do crivo de captação e dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA), aumentando a vazão no sistema e melhorando a qualidade da água distribuída, fez a substituição de registros que estavam quebrados e adquiriu novos equipamentos para a ETA. A empresa ainda melhorou a parte elétrica, que também se encontrava queimada e iniciou as ações de setorização do sistema de abastecimento, o que permitirá realizar manutenções direcionadas sem ocasionar desabastecimento em toda a cidade.
“Nossas equipes estão trabalhando diariamente, com dedicação e empenho, para garantir que mais água de qualidade e com regularidade chegue aos lares piauienses, principalmente diante da proximidade do B-R-O-Bró, que é período de maior estiagem no Estado. Nós estamos comprometidos em transformar a realidade do Piauí rumo à universalização do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto”, finaliza o gerente executivo da região Meio Norte e Litoral.
Canais de atendimento
A Águas do Piauí reforça, junto à população, que está disponível para receber demandas e sugestões através dos seus canais digitais e de teleatendimento que funcionam 24 horas por dia, os sete dias da semana, são eles: o 0800 223 2000 (ligações e WhatsApp) e o aplicativo Águas APP, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.