youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de maio de 2024
Piripiri

Prefeitura de Piripiri e SEMARH realizam peixamento de açudes do município

Foram distribuídos mais de 100 mil alevinos, visando fortalecer a pesca e garantir a segurança alimentar.


No último sábado (13/04), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), em parceria com a Prefeitura Municipal de Piripiri, realizou ação de Peixamento em açudes e rios da zona urbana e rural. Foram distribuídos mais de 100 mil alevinos, visando fortalecer a pesca e garantir a segurança alimentar das comunidades locais. Trinta mil foram soltos no açude Caldeirão e outros 70 mil entregues para comunidades do município.
“Esse peixamento está beneficiando não apenas a população do Caldeirão, mas também outras comunidades de Piripiri. Esses alevinos, em breve, crescerão e atingirão cerca de um quilo, proporcionando uma fonte vital de alimento para os pescadores locais. Esse trabalho é para ajudar nosso povo”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.

O secretário da SEMARH, Daniel Oliveira, destacou que a distribuição dos alevinos não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também promove a geração de renda por meio da pesca. “Soltamos esses alevinos hoje no Açude Caldeirão e distribuímos para outras comunidades. Além da referência de lazer, também garantimos geração de renda”, disse.

Leonardo Alcântara, secretário da Secretaria Municipal da Agricultura Familiar (SEMAF), acompanhou o peixamento. “Muito importante essa ação. Além do Caldeirão, estamos com rota traçada para diversos açudes públicos e levando 70 mil alevinos para essas populações”, explicou.

Rita Vieira, secretária de Política Agrária do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri (STTR), esteve presente. "Ajuda muito a gente. Vamos encaminhar alevinos para os açudes da Baixa, do Governo, Pé do Morro, Vertentes, Sussuarana, Residência e Pequi.", garantiu.

Ozéias Leite, da comunidade Santa Terezinha, externou sua felicidade ao receber sua parcela de alevinos. “Agradeço à Prefeitura e ao Governo. Vamos fazer o repovoamento o que ajudar muito os nossos pescadores e à comunidade como um todo.”, afirmou.
Rosimeire Duarte, moradora da comunidade Campinas, elogiou a ação de peixamento. “Estou levando para a minha comunidade e vamos soltar no açude do Pequi que nos abastece de peixe.”, finalizou.

Dê sua opinião: