youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de agosto de 2025
Piripiri

Prefeitura de Piripiri realiza capacitação sobre Identificação e Notificação do Trabalho Infantil

O evento aconteceu no Memorial Expedito Rezende e reuniu diversos profissionais da rede pública de saúde.


A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde do Município (SESAM), realizou, nesta segunda-feira (25 de agosto), uma capacitação voltada à identificação e notificação de casos de trabalho infantil. O evento aconteceu no Memorial Expedito Rezende e reuniu diversos profissionais da rede pública de saúde.

"Hoje é um momento muito importante. Estamos promovendo uma formação voltada para os nossos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Discutimos a problemática do trabalho infantil e o papel fundamental dos profissionais da saúde — como agentes comunitários, enfermeiros e psicólogos — que estão em contato direto com a população e podem identificar essas situações. Precisamos mudar essa realidade", destacou Filho do Prado, diretor de Atenção Primária à Saúde da SESAM.

A assistente social Edmara dos Santos e Silva foi uma das palestrantes do evento. Segundo ela, a identificação e a notificação são etapas cruciais no enfrentamento dessa violação de direitos. "Falamos sobre a importância da responsabilização. O trabalho infantil é crime, e as crianças precisam ser protegidas", afirmou.

Também participou da capacitação Eulália Souza, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria do Trabalho,  Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), que detalhou o papel do órgão no combate ao trabalho infantil. "Apresentamos como essa prática ocorre atualmente em nosso município. A palestra trouxe situações do nosso cotidiano e discutimos estratégias de articulação entre as instituições para garantir uma proteção mais eficaz às crianças", explicou.

Para os profissionais da saúde presentes, o evento foi considerado enriquecedor. A agente comunitária Marinalva Nascimento relatou que a capacitação ajudará diretamente no trabalho de campo. "A gente presencia muitas situações relacionadas a esse tema nas ruas. Como conhecemos as famílias, essa capacitação foi importante para nos orientar e nos dar ferramentas para identificar essas questões", concluiu.

Fonte: SECOM PIRIPIRI

Dê sua opinião: