A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou, na manhã desta quinta-feira (15/08), a premiação dos alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola. A solenidade aconteceu no auditório da escola Manoel Lira e reuniu estudantes que se destacaram nas categorias conto, desenho, música e poesia, todas voltadas ao tema da luta contra o trabalho infantil.
O prêmio, promovido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os danos do trabalho infantil, utilizando a escola como meio de transformação. A iniciativa busca capacitar educadores como multiplicadores desse conhecimento, reforçando a importância da prevenção e da erradicação dessa prática nociva.
“É o quarto ano consecutivo que participamos e é sempre muito importante. Essa é uma parceria com o MPT que visa erradicar o trabalho infantil. São quatro modalidades e muitas habilidades sendo desenvolvidas”, destacou Tania Marilda Monteiro, secretária da SEDUC.
A professora Naira Amaral, articuladora do prêmio no município, também comentou sobre a relevância do projeto. “O prêmio é muito oportuno e traz para o município essa causa de dizer não ao trabalho infantil, tendo nossos alunos como protagonistas”, afirmou.
Entre os destaques individuais, Isaac Nadson, aluno da escola Antonio Nunes de Souza, conquistou o primeiro lugar na categoria Música. “Fiz um forró e o nome da música é ‘Não ao trabalho infantil’. Estou muito grato por ter ganhado”, declarou.
Na categoria Poesia, o vencedor foi Antônio Isaias, da escola Cosme Lopes dos Santos. “O trabalho infantil não é legal e minha poesia foi uma crítica a essa prática que só maltrata as crianças”, disse.
Francisca Nália, da escola Francisca Justina de Sales, venceu na categoria Conto. “Sempre gostei de escrever. Não pretendo ser escritora, mas gosto de colocar no papel o que penso, e terminei ganhando. Gostei muito”, comentou.
Já na categoria Desenho, a vencedora foi Luana Moreira, também da escola Cosme Lopes dos Santos. “Desenhei crianças trabalhando, fato que não pode mais acontecer. Criança tem que estudar”, afirmou.
Confira a lista completa dos vencedores:
Categoria Conto
1º Lugar: Francisca Nalia da Silva Sousa – C.E.T.I. Justina Francisca de Sales
2º Lugar: Maria Aparecida de Jesus Martins e Francisco Dandielson Martins Santos – C.E.T.I. Professora Ísis Cavalcanti de Freitas
3º Lugar: Sophia da Silva Cardoso – C.E.T.I. Vereador Valdemar Soares de Oliveira
Categoria Desenho
1º Lugar: Luana Moreira Lima – C.E.T.I. Cosme Lopes dos Santos
2º Lugar: David Felipe Nascimento Rego e Francisco Emanoel da Silva Soares – C.E.T.I. Justina Francisca de Sales
3º Lugar: Davi Lucas Farias Cruz – C.E.T.I. Professora Ísis Cavalcanti de Freitas
Categoria Poesia
1º Lugar: Antônio Isaias da Conceição Costa e Davi da Silva Souza – C.E.T.I. Cosme Lopes dos Santos
2º Lugar: Maria Cecília de Souza Silva e Francisca Laura Lohanne de Souza Oliveira – Centro Educativo Municipal Carolina Freitas Lira
3º Lugar: Francisca Nalia da Silva Sousa – C.E.T.I. Justina Francisca de Sales
Categoria Música
1º Lugar: Isaac Nadson Mendes de Melo – Escola Municipal Antonio Nunes de Souza
2º Lugar: Jose Alfredo Santos Silva, Kemylly Lourane de Oliveira Silva, Lucas Ruan Dias de Souza, Maria Isadora Benavinuto Sena e Vinicius Braz Ribeiro – C.E.T.I. Vereador Valdemar Soares de Oliveira.
A iniciativa reforça o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e consciente, onde a infância é respeitada e protegida.
Fonte: SECOM PIRIPIRI