youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 11 de julho de 2025
Polícia

Delegado é morto com tiros durante operação policial no interior do Maranhão

Outros dois agentes ficaram feridos e forças de segurança seguem em busca do suspeito, que está foragido.



Um delegado da Polícia Civil do Maranhão foi morto na manhã desta quinta-feira (10) durante uma operação para cumprimento de mandado de prisão na zona rural de Caxias, no interior do estado. O delegado Márcio Mendes Silveira foi atingido com um disparo de espingarda no momento em que se aproximava do alvo da ação, identificado como Leandro da Silva Sousa, suspeito de roubo. O criminoso conseguiu fugir e está sendo procurado pelas forças de segurança.

Além do delegado, outros dois agentes que participavam da operação também foram baleados. Eles foram encaminhados para um hospital em Teresina, no Piauí, e, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), estão fora de perigo.

O caso aconteceu por volta das 6h, no povoado Boa Vista, zona rural de São João do Sóter, região que pertence ao município de Caxias. A ação tinha como objetivo cumprir uma ordem judicial de prisão contra Leandro da Silva Sousa, que reagiu à abordagem efetuando disparos contra a equipe.


Diante da gravidade da ocorrência, a SSP informou que reforços foram enviados de São Luís, incluindo equipes de inteligência, o Centro Tático Aéreo (CTA), a Polícia Civil e grupos especializados da Polícia Militar, como o Grupo de Operações Especiais (GOE) e a Força Tática. As buscas seguem concentradas nas áreas de mata próximas à divisa com o município de Timon.

Em nota, a SSP lamentou a morte do delegado e classificou o ataque como “covarde e brutal”. “A Secretaria de Estado da Segurança Pública manifesta o mais profundo pesar e informa que todas as forças de segurança estão mobilizadas na região, realizando diligências para localizar e prender o suspeito, com o objetivo de dar uma resposta ao crime inaceitável”, afirmou a pasta.

A Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) também se manifestou, expressando “profunda consternação e revolta”. “O delegado Márcio Mendes foi alvejado por um criminoso enquanto exercia sua função com bravura e compromisso com a Justiça. A resposta a esse crime precisa ser rápida, firme e exemplar”, diz o comunicado.

Márcio Mendes era titular do 4º Distrito Policial de Caxias e tinha longa trajetória na Polícia Civil do Maranhão. A morte do delegado causou comoção entre colegas de profissão e gerou reações de autoridades e entidades ligadas à segurança pública.

Fonte: Revista AZ

Dê sua opinião: