Morreu neste domingo (12) a bebê recém-nascida encontrada em um matagal próximo a um poço na cidade de Dom Expedito Lopes, interior do Piauí. A bebê havia sido encontrada no sábado (11) em um buraco enrolado no cordão umbilical e próximo a uma camisa preta.
Ao ser resgatada, a menina foi encaminhada ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, para os primeiros atendimentos, e em seguida trazida à Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, em estado grave. Ela chegou a sofrer paradas cardíacas, segundo relatou a professora Rosilda Gonçalvez, que ajudou no resgate da menina e tinha a intenção de adotá-la.
Em nota, a maternidade informou que o quadro de saúde da bebê era considerado gravíssimo.
“Desde sua admissão, a equipe médica e multiprofissional da NMDER empenhou todos os recursos possíveis para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo. Apesar de todos os esforços, o bebê não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025”, informou a maternidade por meio de nota.
Entenda o caso
O bebê foi encontrado abandonado em matagal na cidade de Dom Expedito Lopes, distante 289 quilômetros de Teresina. Acreditava-se que se tratava de uma recém-nascida porque no local foram encontrados vestígios do parto, o que parece ser placenta e o bebê ainda apresentava o cordão umbilical. Ela foi encaminhada ao Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos, distante 28 quilômetros de Dom Expedito Lopes.
Segundo o sargento Nunes, do Grupamento da Polícia Militar de Dom Expedito Lopes, a criança foi encontrada por um funcionário que cuida da rede de abastecimento de água na Serra dos Pinheiros, por volta das 13h40.
"Ele está indo até o poço para ligar a bomba para encher a caixa d'água, que atende as comunidades próximas e ouviu um choro de bebê. Ele ficou tão assustado que saiu correndo para pedir socorro. Um casal que estava passando na rodovia parou e o ajudou. Pegaram a criança e levaram para o Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos", disse.
Segundo os moradores da região, a criança foi encontrada em uma área de baixada, uma espécie de buraco, coberta com uma camisa de cor preta. Ainda segundo os moradores, a recém-nascida é muito pequena e pode ter nascido prematura.
Na noite deste sábado (11) a recém-nascida de 25 semanas foi transferida para a maternidade Evangelina Rosa, em Teresina. A regulação ocorreu às 20h30, onde o traslado da bebê é feito em ambulância avançada. Uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeira e fisioterapeuta.
Confira a nota completa da maternidade
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) informa, com profundo pesar, o falecimento do recém-nascido que foi encontrado próximo a uma caixa d'água na zona rural de Dom Expedito Lopes e transferido para nossa unidade de saúde, em Teresina, no sábado, 11 de janeiro de 2025.
Desde sua admissão, a equipe médica e multiprofissional da NMDER empenhou todos os recursos possíveis para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo. Apesar de todos os esforços, o bebê não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025.
A NMDER reforça seu compromisso com a prestação de uma assistência humanizada e de excelência, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades competentes no que for necessário.
Fonte: Cidade verde