youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 04 de dezembro de 2024
Cidades

Alunos de escolas de Piripiri recebem certificados e coletes no Programa Defesa Civil na Escola

A cerimônia ocorreu no Auditório Milton Vieira, na Prefeitura Municipal de Piripiri.


Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SEDEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Piripiri, realizou a entrega de certificados e coletes aos alunos participantes do programa Defesa Civil na Escola. A cerimônia ocorreu no Auditório Milton Vieira, na Prefeitura Municipal de Piripiri.

O programa piloto foi implementado em duas escolas da rede municipal de ensino de Piripiri: o Centro de Educação de Tempo Integral Maria de Lourdes Assunção e a Escola Municipal Rural do DNOCS, localizada na comunidade Caldeirão, zona rural do município.

“A metodologia de trabalho buscou inserir conhecimentos sobre Defesa Civil e práticas de proteção civil entre os alunos da educação básica no Piauí. O programa foi estruturado a partir de uma formação de professores, abordando temas como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, cidades resilientes, mudanças climáticas, o Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros socorros e percepção de riscos. Foi um ano inteiro de capacitação, e o resultado foi excelente. Os alunos abraçaram a causa e agora levam esses ensinamentos para suas casas, disseminando essa cultura prevencionista”, explicou Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da SEDEC.

A secretária de Educação de Piripiri, Tânia Marilda Monteiro, destacou a relevância do projeto: “Este foi um projeto importante, focado na preservação da vida, e todos nós o abraçamos. Durante um ano, nossos alunos aprenderam muito e participaram ativamente. Agora estão mais preparados para viverem com segurança, e esse conhecimento pode ser compartilhado com outros”, afirmou.

lValdite Leão, gerente de Prevenção da Defesa Civil do Estado, destacou o impacto do programa: “Hoje foi o ponto culminante dessa iniciativa inovadora. Analisamos o perfil de Piripiri em questões de segurança e identificamos os riscos locais. Esses alunos agora são agentes transformadores em suas comunidades, promovendo a prevenção de acidentes”, afirmou.

A estudante Naira Gisele, do 7º ano da escola Maria de Lourdes, compartilhou sua experiência: “Foi muito bom participar. Estamos representando nossa cidade como pessoas que aprenderam a se proteger de causas naturais e a lidar com situações de risco. Foi uma experiência enriquecedora”, concluiu.

Dê sua opinião: