Na noite desta quinta-feira (14), o espaço Felicitá foi palco da 4ª Edição do Prêmio Professores de Piripiri, conhecido como o “Oscar da Educação Municipal”. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), celebrou os destaques da educação local, reconhecendo práticas pedagógicas de sucesso e homenageando profissionais que conquistaram suas aposentadorias em 2024.
Instituído em 2021, durante a gestão da prefeita Jôve Oliveira e da secretária de Educação Tânia Monteiro, o prêmio tem como objetivo reconhecer o mérito dos professores da rede pública municipal que, com práticas pedagógicas inovadoras, promovem a melhoria da aprendizagem e se tornam referência docente em suas escolas.
Nesta 4ª edição, seis professores foram premiados por suas contribuições significativas para a educação municipal:
•Educação Especial: Francisco Erivelton
•Educação de Jovens e Adultos (EJA): Maria de Lourdes Carvalho
•Educação Infantil: Elissandra Nascimento
•Ciclo de Alfabetização: Maria Lúcia de Jesus
•Ensino Fundamental (Anos Iniciais): Tatiane Vieira
•Ensino Fundamental (Anos Finais): Katiane Régis
Além disso, a noite foi marcada por discursos emocionantes e momentos de celebração pelo compromisso com a educação de Piripiri.
“Iniciamos lá em 2021, juntamente com a secretária Tânia Monteiro, e chegamos até aqui. A cada ano, o evento fica mais lindo, mais bem organizado, com maior adesão dos professores e professoras. É um momento para eles. Tudo que fazemos ainda não é suficiente para expressar o quão importantes eles são. Viva os professores da educação municipal! Apoiar, investir, valorizar e oferecer condições dignas de trabalho é o mínimo que podemos fazer como gestores públicos”, destacou a prefeita Jôve Oliveira.
A secretária de educação, Tânia Monteiro, destacou a importância do momento. “Hoje é uma noite esplêndida, magnífica, o nosso Oscar da educação piripiriense. Paulo Freire já dizia: ‘Vamos esperançar’. E graças à nossa prefeita, que prioriza a educação, realizamos pelo quarto ano consecutivo esse prêmio, merecidamente entregue aos nossos professores. Eles são mediadores de conhecimento para quase 11 mil alunos em nossas 300 salas de aula. É uma honra celebrar esses profissionais.”
A professora Maria Lúcia de Jesus, uma das premiadas, falou com emoção sobre o reconhecimento:
“É gratificante pelo trabalho que fazemos, pelos esforços diários e pelo amor que tenho pela educação e pela alfabetização. Isso me motiva a melhorar cada vez mais pelos meus alunos.”
O professor Francisco Erivelton, que atua na Educação Especial, também destacou a importância do prêmio:
“A educação inclusiva é um grande desafio, mas com o apoio da minha gestão e colegas, seguimos construindo e reinventando. É um prazer enorme receber esse reconhecimento.”
MAIS FOTOS: