youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 31 de julho de 2025
Piripiri

Consórcio Meio Norte realiza assembleia com foco na construção de aterro regional

A prefeita de Piripiri e presidente do consórcio, Jôve Oliveira Monteiro, destacou a importância da consolidação da iniciativa.





Foi realizada a 6ª Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Meio Norte (Consórcio Intermunicipal do Território dos Cocais e Carnaubais), reunindo prefeitos, procuradores, técnicos e representantes dos municípios consorciados. O encontro aconteceu na sede da OAB, em Piripiri.

Durante a plenária, foram deliberadas pautas estratégicas, como a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), do Plano Plurianual (PPA) e do contrato de rateio entre os municípios. Também foram discutidas a implantação de um aterro sanitário regional, a adesão do município de Esperantina ao consórcio, atualizações jurídicas e contábeis, além da visita técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A prefeita de Piripiri e presidente do consórcio, Jôve Oliveira Monteiro, destacou a importância da consolidação da iniciativa e o compromisso com o meio ambiente. “O consórcio está consolidado, sólido, e estamos trabalhando a questão dos resíduos sólidos. É uma responsabilidade com o meio ambiente. Agora somos 16 cidades. Deliberamos a construção de um novo aterro sanitário e vamos seguir em frente com esse trabalho”, afirmou.

A prefeita de Capitão de Campos, Maria Eroneide, também ressaltou a relevância do encontro: “Reunião muito importante. A questão da usina continua, e agora o aterro sanitário é nosso objetivo”, declarou.

A procuradora do município e advogada do consórcio, Natana Vieira, avaliou positivamente os encaminhamentos. “Foi um dia produtivo. Esperantina está conosco agora, e vamos trabalhar na construção do aterro sanitário regional. O contrato de rateio foi definido, o TCE nos visitou, e discutimos esse trabalho, além do galpão para os catadores de lixo, que sairão do aterro atual e que já está quase pronto para ser entregue”, concluiu.

Esse movimento fortalece a governança intermunicipal e reafirma o compromisso com soluções sustentáveis, envolvendo não apenas o manejo do lixo diário, mas também o combate ao passivo ambiental representado pelos lixões.

Fonte: SECOM PIRIPIRI

Dê sua opinião: