A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), lançou nesta sexta-feira, 25 de julho, o projeto Costurando Oportunidades 2025, com a abertura da oficina de tapeçaria. O evento aconteceu no CRAS I, localizado no bairro Germano, e marcou o início de uma nova etapa de capacitação profissional para a comunidade.A prefeita Jôve Oliveira Monteiro destacou o impacto do projeto na vida das participantes. “É um grande curso que vai ensinar as alunas do CRAS a fazerem tapetes. Uma oportunidade de gerar renda extra, com peças de diversos tamanhos e modelos. A turma recebe o nome em homenagem à minha mãe, Almerinda Maria de Oliveira. Estamos profissionalizando essas pessoas. Além disso, também entregamos hoje enxovais para mães que frequentam os CRAS I e II”, afirmou.
O secretário da SETAS, Gustavo Souza, ressaltou os investimentos realizados. “Hoje iniciamos a segunda turma desse projeto, com um forte investimento na aquisição de máquinas de costura. Agora, a modalidade é tapeçaria, e estamos promovendo o desenvolvimento de habilidades nesse trabalho”, disse.
A coordenadora do CRAS I, Joelma Lima, explicou que a oficina será aberta à comunidade. “O projeto Costurando Oportunidades oferece neste ano a oficina de tapeçaria, que será acessível para todos. Homens e mulheres poderão se profissionalizar e terão chances reais de investir no mercado de trabalho”, explicou.
Tamires Silva, dona de casa e aluna da nova turma, comemorou a oportunidade. “Era o que eu mais queria: um incentivo para gerar renda. Gostei muito dessa chance de crescer”, afirmou.
Joana Maria, também dona de casa, está entusiasmada com a possibilidade de aprender uma nova profissão. “Vou até o final, porque aqui terei uma profissão. Adoro costurar e vou seguir em frente”, concluiu.
O projeto Costurando Oportunidades busca fomentar a inclusão produtiva por meio da capacitação em costura e outras técnicas artesanais, promovendo autonomia e geração de renda para famílias atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social de Piripiri.
Fonte: SECOM PIRIPIRI