youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de junho de 2025
Piauí

Agespisa encerra operações no Piauí após mais de 60 anos

Nova concessionária, Águas do Piauí, assume o abastecimento de água e esgotamento sanitário em 157 municípios a partir deste sábado (21).


A Agespisa deve encerrar oficialmente suas atividades no Piauí nesta sexta-feira (20), após mais de seis décadas de atuação no setor de saneamento básico do estado. A partir deste sábado (21), os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário serão assumidos pela empresa Águas do Piauí, pertencente ao grupo Aegea.

Criada em 1962 como uma companhia de economia mista com controle majoritário do Governo do Estado, a Agespisa era responsável atualmente pelos sistemas de água e esgoto em 157 municípios piauienses. A transição faz parte de um processo de concessão firmado entre os governos estadual e municipais, por meio da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE Piauí).

A mudança atende às diretrizes do novo marco legal do saneamento básico, que estabelece metas de universalização para os serviços. O contrato de concessão tem duração de 35 anos e prevê investimentos de R$ 9,6 bilhões ao longo desse período. O objetivo é ampliar a cobertura dos serviços, melhorar a qualidade do abastecimento e modernizar os sistemas de coleta e tratamento de esgoto, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Segundo o acordo, a meta é que até 2033, 99% da população do estado tenha acesso à água potável. Já a coleta e o tratamento de esgoto devem alcançar 90% de cobertura até 2040.

Na capital, Teresina, o abastecimento de água já é responsabilidade da Águas de Teresina, também integrante do grupo Aegea. Com a nova configuração, a Águas do Piauí assumirá a operação nos demais municípios, dando início a uma das maiores reestruturações já realizadas no setor de infraestrutura hídrica do estado.

Fonte: REVISTA AZ

Dê sua opinião: