O governador Rafael Fonteles devolveu, nesta quinta-feira (26), um total de 42 veículos roubados e furtados no Piauí aos seus proprietários. Com isso, são quase 300 veículos recuperados em um ano e meio pelo Governo do Estado. A ação é resultado das Operações Rastreados, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), e Hircus, desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) e da Polícia Civil do Piauí (PC-PI).
Rafael Fonteles enfatizou que a recuperação de veículos contribui para interromper a cadeia criminosa. “O que a gente quer é que o crime seja desincentivado a partir do rompimento dessa cadeia criminosa, que envolve receptadores e aqueles que desmontam os veículos para vender as peças. Esse é um trabalho com muita inteligência e integração entre as polícias, e é por isso que estamos muito felizes em ver a política pública funcionando”, afirmou o governador.
O governador destacou que esse tipo de ação já traz resultados concretos para a diminuição da criminalidade. Prova disto, é a redução do roubo de veículos em 30%, mesmo com a complexidade que envolve a recuperação de veículos, por serem rapidamente desmontados e repassados quando roubados.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, explicou que a ação contra o roubo de veículos e peças será intensificada nas oficinas. “Mais de 200 oficinas serão mapeadas, e qualquer peça comercializada sem procedência sofrerá penalidades”, comentou o gestor.
Fotos: Gabriel Paulino
O superintendente da PRF no Piauí, Fabrício Loiola, destacou o avanço das operações policiais na recuperação de veículos roubados. “No ano passado, em uma operação integrada, foram recuperados 165 veículos, e este ano já passamos de 80. Ou seja, são quase 300 veículos recuperados em duas ações rápidas, de poucos dias, com entrega para o cidadão que quer ver as forças de segurança unidas em seu benefício”, frisou.
Nesta primeira restituição coletiva, 42 veículos estão sendo entregues aos legítimos proprietários, sendo que 10 deles já haviam sido previamente devolvidos. Os beneficiados estão sendo comunicados oficialmente, por meio de edital e ligações telefônicas diretas, garantindo segurança, transparência e organização no processo.
Fonte: pi.gov