A alfavaca ( Ocimum gratissimum, L. ) conhecida popularmente como manjericão, é bastante cultivada na Índia, sendo usada para fins cosméticos e alimentares.
Tem muitas propriedades medicinais e afrodisíacas, e pode ser utilizada para a preparação de chás que ajudam em várias coisas.
A alfavaca possui uma série de benefícios para o nosso corpo, e esses benefícios são conseguidos através de aplicações diversas, incluindo o chá.
Abaixo, você pode ver os usos dessa planta e a forma de aplicação correta.
1- A alfavaca é eficaz para o tratamento das dores de cabeça. Você precisa fazer uma decocção — a extração dos princípios ativos da planta através do processo de ebulição — de 30 gramas de folhas de alfavaca em um copo de água, deixando ferver por sete minutos. Deve-se beber ainda muito quente.
2- Serve também para tratar as aftas. Deve-se triturar as folhas e colocá-las sobre as aftas.
3- A alfavaca serve como afrodisíaco se você fazer o mesmo processo para quando estiver com dores de cabeça.
4- A alfavaca é eficaz para tratar a dor de ouvido. Basta moer as folhas e umedecê-las com algodão, colocando-o em seguida na orelha. Apenas lembre-se que não se deve colocar o algodão muito fundo.
5- O manjericão ajuda a afastar as moscas, bastando colocar os ramos da planta ao redor. Além disso, também ajuda a cuidar das picadas dos mosquitos, uma vez que você amassa as folhas e coloca na região onde foi picado.
6- Aumenta a produção de leite em mulheres que estão amamentando.
7- O chá de alfavaca evita as dores de estômago, elimina resfriados, tosse, febre e gripe e ajuda a tratar problemas nos rins, má digestão, gastrite, náuseas e vômitos, e infecções intestinais.
8- A infusão do manjericão ajuda a combater a gonorreia.
Fonte: Site Plantas e Raízes.