Nesta quinta-feira (24), foi lançado o Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc. Durante a solenidade, a iniciativa, que une as Secretarias de Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi), foi oficialmente apresentada, juntamente com a divulgação dos dados da primeira Avaliação de Risco Social e dos trabalhos já em execução.
Ainda durante o lançamento do programa, o secretário de Saúde, Antônio Luiz, anunciou que cada escola da rede estadual contará com uma sala do Piauí Saúde Digital, oferecendo atendimento com especialistas para alunos, professores e a comunidade escolar.
AMBIENTE ESCOLAR SAUDÁVEL. SEGURO E ACOLHEDOR
No evento, o secretário Antonio Luiz Soares, destacou a importância da ação integrada:
A gente sabe que o ambiente escolar precisa ser saudável, seguro e acolhedor. E isso só é possível quando unimos forças. Saúde, segurança e educação têm que caminhar juntas para garantir o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA
As ações do "Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc" já incluem práticas de Justiça Restaurativa, Busca Ativa Escolar, Plano de Segurança, Saúde Digital, mediação de conflitos, desenvolvimento da inteligência emocional e suporte psicológico.
AVALIAÇÃO DE RISCO SOCIAL
No evento, foi anunciado o início da formação de 1.793 avaliadores para a próxima etapa da Avaliação de Risco, com o objetivo de eliminar todas as situações de risco extremo identificadas. Segundo o Governo do Estado, a primeira fase da avaliação, realizada entre fevereiro e abril de 2024, alcançou 559 escolas e envolveu 82.800 estudantes.
Fonte: Meio Norte