youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2025
Educação

Escolas da rede estadual terão sala do Piauí Saúde Digital para consultas

Iniciativa lançada em Teresina envolve ações preventivas, suporte psicológico e formação de avaliadores para eliminar riscos extremos nas escolas


Foto - Meio Norte

Nesta quinta-feira (24), foi lançado o Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc. Durante a solenidade, a iniciativa, que une as Secretarias de Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP-PI) e Saúde (Sesapi), foi oficialmente apresentada, juntamente com a divulgação dos dados da primeira Avaliação de Risco Social e dos trabalhos já em execução.

Ainda durante o lançamento do programa, o secretário de Saúde, Antônio Luiz, anunciou que cada escola da rede estadual contará com uma sala do Piauí Saúde Digital, oferecendo atendimento com especialistas para alunos, professores e a comunidade escolar.

AMBIENTE ESCOLAR SAUDÁVEL. SEGURO E ACOLHEDOR

No evento, o secretário Antonio Luiz Soares, destacou a importância da ação integrada:

A gente sabe que o ambiente escolar precisa ser saudável, seguro e acolhedor. E isso só é possível quando unimos forças. Saúde, segurança e educação têm que caminhar juntas para garantir o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA

As ações do "Programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc" já incluem práticas de Justiça Restaurativa, Busca Ativa Escolar, Plano de Segurança, Saúde Digital, mediação de conflitos, desenvolvimento da inteligência emocional e suporte psicológico.

AVALIAÇÃO DE RISCO SOCIAL

No evento, foi anunciado o início da formação de 1.793 avaliadores para a próxima etapa da Avaliação de Risco, com o objetivo de eliminar todas as situações de risco extremo identificadas. Segundo o Governo do Estado, a primeira fase da avaliação, realizada entre fevereiro e abril de 2024, alcançou 559 escolas e envolveu 82.800 estudantes.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: