youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 01 de maio de 2025
Educação

Piauí quer liderar ranking nacional do Ideb, afirma secretário de Educação

O evento aconteceu no Centro de Convenções da capital e reuniu mais de 1200 estudantes da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas


Foto - Meio Norte

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (30), a 1ª Revisão Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2025 em Teresina. O evento aconteceu no Centro de Convenções da capital e reuniu mais de 1200 estudantes da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas vinculadas à 4ª e 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs).

Com foco na preparação para o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a atividade teve formato gamificado, com estudantes divididos em equipes para disputar provas interativas nas áreas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Filosofia e Biologia. A ação também contou com distribuição de material didático específico e foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Canal Educação.

POTENCIALIZAR O DESEMPENHO

Conforme o secretário de Educação, Washington Bandeira, a proposta das revisões é potencializar o desempenho dos alunos nas avaliações e vestibulares.

“É mais uma ação de preparação especial dos nossos alunos. Este ano o Piauí tem essa missão de conquistar o primeiro lugar no Saeb, no IDEB, conseguir o maior resultado na história do Enem. Para isso nós estamos fortalecendo a preparação dos nossos alunos. Uma das formas é essa, em formato de game, que atrai os alunos, cria uma competição, é um formato que eles gostam muito”, informou Washington.

PREMIAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Além da preparação, Bandeira reforçou o compromisso em premiar os alunos e professores vitoriosos. “Tem premiação nos dois. Se as escolas cumprirem a sua meta no Saeb e no Enem todos os funcionários ganham um décimo quarto salário e todos os estudantes ganham um salário mínimo.”

Desde 2023, os 50 alunos com as melhores notas no Enem entre os aprovados no Sisu também recebem premiação em dinheiro.

Ao todo, estão previstas seis edições da revisão em Teresina ao longo do ano, com disputas programadas entre as GREs da capital no primeiro e no segundo semestre.

O estudante Russman Gabriel disse que está pronto para iniciar a maratona de estudos. Ele pretende cursar geografia na Universidade Federal.

“Espero que a gente tenha mais conhecimento, que estejamos preparados para o Enem desse ano. Estou com muitas expectativas. Minha matéria favorita é matemática e eu já faço um curso de desenvolvimento de sistemas pelo Seduc, mas meu sonho é fazer licenciatura em geografia”, disse o aluno da rede estadual.

Além das revisões, o projeto da Seduc prevê diversas iniciativas de preparação educacional, como monitoria com ex-alunos, simulados, atividades para estudantes da EJA, e ampliação do Passe Livre Estudantil. Também está programado um encontro especial preparatório para o vestibular do IFPI.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: