O Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo INEP, confirma o destaque do Piauí em indicadores estratégicos da Educação Básica. O estado se consolidou como referência nacional na oferta de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e na expansão do Ensino Médio em Tempo Integral.
1º lugar em Educação Profissional
Com 43,77% dos alunos da rede estadual matriculados em cursos técnicos, o Piauí ocupa o primeiro lugar no Brasil, mais de 26 pontos percentuais acima do segundo colocado e quase seis vezes a média nacional (7,5%). Em 2023, o índice era de 26,01%.
No Ensino Médio, 52,4% dos alunos estão fazendo cursos técnicos, também o maior percentual do país. Ensino Médio em Tempo Integral: primeiros lugares, maior crescimento e universalização em 2025
Em 2024, o Piauí foi o 2º estado do país em percentual de matrículas de ensino médio em tempo integral nas redes estaduais, alcançando 58%. O Piauí foi o estado que teve o maior crescimento de matrículas de tempo integral entre 2022 e 2024 das redes estaduais, com um aumento de mais de 160%.
Considerando os ensinos fundamental e médio, o Piauí é o segundo lugar em percentual de matrículas de tempo integral na rede pública, com 31,4%. Somando-se o Ensino Infantil, também ocupa a segunda colocação, com 37,4%.
Com a universalização do tempo integral nas escolas de ensino médio da rede estadual em 2025, esses números do Piauí serão ainda maiores no próximo Censo.
Fundamental e Infantil também avançam
No Ensino Fundamental, 44,7% dos alunos da rede pública estudam em tempo integral, o 2º maior percentual do país.
Na Educação Infantil, 25,8% das matrículas da pré-escola são em tempo integral, segundo maior índice do Brasil.
Educação de Jovens e Adultos (EJA) também no topo
O Piauí lidera em proporção de matrículas da EJA na rede estadual, com 21,2%, e é o 2º estado com o maior percentual de EJA integrada à Educação Técnica, com 29,4%, superando novamente a meta do Plano Nacional de Educação de 25%.
100% de Inclusão na Educação Especial
O estado mais uma vez teve 100% de inclusão de alunos com deficiência na Educação Especial no Ensino Médio e na Educação Infantil. Na rede estadual, o percentual de estudantes com deficiência matriculados cresceu cerca de 20% entre 2023 e 2024.
Distorção idade-série em queda
O Piauí reduziu a distorção idade-série no Ensino Fundamental da rede estadual de 21,8% em 2023 para 18,9% em 2024 — o segundo menor índice do Nordeste. No Ensino Médio, caiu de 28,9% para 25,7%.
Superchoque Educacional
“O resultado do Censo Escolar 2024 é reflexo da Revolução que estamos promovendo na Educação Pública do Piauí, com metas ousadas de Alfabetização de Crianças, de Educação de Jovens e Adultos, de universalização das Escolas de Tempo Integral com ensino Profissional, de educação digital e tecnológica, e de inclusão”, afirmou o Governador Rafael Fonteles. “O desenvolvimento do Piauí passa diretamente pela Educação, e hoje já somos referência nacional e até internacional”, complementou.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, os resultados do Censo 2024 mostram que o Piauí está no caminho certo. “Somos líderes nacionais em Educação Profissional, referência em Tempo Integral e Educação Especial, avançamos na EJA e reduzimos a distorção idade-série. Isso é fruto de uma gestão estruturada, organizada, técnica e acelerada, com Profissionais qualificados e comprometidos, e com foco na aprendizagem, na inclusão, na equidade e na preparação integral dos nossos jovens para o presente e para o futuro”, disse.
Fonte: Meio Norte