A tecnologia avançou muito e todo smartphone se tornou um pequeno computador ao alcance das mãos. Se você é do tipo que não vive sem seu celular por perto, então provavelmente sabe apontar quem é o maior vilão destes aparelhos, certo? Geralmente, esse vilão acaba sendo a bateria do telefone, que nem sempre da conta de suportar o uso diário. Existem algumas dicas que você pode seguir para prolongar a saúde delas, por exemplo:
1. Sempre use o carregador original do aparelho
A maioria das pessoas não leva essa recomendação a sério porque não entende como o uso de outros carregadores pode prejudicar a bateria. É difícil mesmo de compreender, mas você deve ter em mente que os aparelhos são diferentes e você deve procurar sempre usar os acessórios originais, que são 100% compatíveis.
2. Não use carregadores de tablet no smartphone
O celular descarregou, você esta desesperado e aí encontra o carregador do tablet. Usar ou não? Se for uma emergência, então não há muita opção. Mas se você não estiver com pressa, evite. Em geral, o carregador de tablet tem uma amperagem superior ao carregador de telefone.
3. Não deixe a bateria zerar
Quando o assunto é bateria de telefone, o recomendado é sempre evitar que a carga chegue à 0. Muitos aparelhos possuem inclusive sistemas de segurança para evitar o uso depois que o telefone cai a bateria. O recomendado máximo é de manter o telefone na tomada assim que a bateria chega a 20%. Uma boa dica para conseguir evitar que a bateria fique zerada é o uso de carregadores portáveis.
4. Evite tudo que for dispensável
Sabe aqueles momentos em que você esta em uma região onde seu celular fica sem área? Podem ser momentos desagradáveis, afinal estamos acostumados a estar conectados a todo momento. No entanto, esse é um bom momento para poupar bateria, basta que você coloque seu celular em modo avião.
5. Fique atento a ativação de GPS, Bluetooth, wi-fi e outros
Pense no seguinte cenário: você vai mergulhar no mar. Agora responda, você levaria um alicate? Uma chave de fenda? O smartphone é repleto de funcionalidades que nada mais são do que ferramentas, para serem usadas quando convém. Se você não esta usando o bluetooth, por exemplo, por que mante-lo ligado? Quanto mais ferramentas ativadas, maior o consumo de bateria. Por isso, a regra é: se não estiver usando, mantenha desligado.
6. Cuidado com as temperaturas extremas
Se você esta em um ambiente de grande exposição ao sol, observe a temperatura do seu telefone. Muitas pessoas tem o hábito de mexer no celular mesmo com ele sob o sol, mas isso é prejudicial e pode ser até perigoso. Proteja o telefone da exposição direta ao sol.
7. Configure seu aparelho
Outra dica interessante nesse ponto é configurar seu telefone. Muitas pessoas usam o smartphone sem nunca navegar pela página de configurações e isso é um erro. Você pode desativar notificações de aplicativos de pouca urgência, além de configurar também o padrão do brilho do telefone, dentre outras possibilidades. Quanto mais reduzido for o uso do processador, mais bateria você salva.
Fonte: Site de curiosidades