O Dia do Piauí, celebrado neste 19 de outubro, traz este ano não só a memória de luta do seu povo, mas uma forte razão de orgulho: o estado comemora os frutos visíveis do foco no futuro e no desenvolvimento social e econômico. O Governo do Estado vem garantindo infraestrutura e projetos que promovam dignidade e melhor qualidade de vida para a população. Ao todo, R$ 7,16 bilhões de recursos estaduais estão sendo aplicados em 812 obras e ações, que estão em execução.
De acordo com os dados da Secretaria do Planejamento (Seplan), os maiores volumes financeiros foram direcionados à infraestrutura urbana e mobilidade, com mais de R$ 1,7 bilhão aplicados em pavimentação asfáltica, calçamento, drenagem e urbanização de vias. O saneamento e abastecimento de água, abrangendo a construção e ampliação de sistemas em dezenas de municípios, além de passagens molhadas, barragens e adutoras, está em segundo lugar. A educação e esporte vem na sequência, com a construção e reforma de escolas, ginásios e espaços de lazer; e a saúde, impulsionada por obras como o novo Hospital Regional de Picos, aparece em terceiro em investimentos.
“O Piauí tem um grande futuro. O papel do Governo é fazer o planejamento e os investimentos necessários para que esse futuro seja concretizado. Projetos em áreas estratégicas como educação, desenvolvimento social e econômico, infraestrutura, tecnologia e inovação, dentre outras, vêm recebendo total atenção da gestão. O nosso Piauí do futuro será capaz de garantir qualidade de vida e gerar oportunidades. É isso que queremos”, celebra o governador Rafael Fonteles.
O foco em obras de infraestrutura tem o objetivo de dotar os territórios de desenvolvimento de condições de entrada de novas grandes empresas como alavanca econômica. A educação, com o estímulo à área técnica e empreendedorismo, e o ensino superior voltado para novas áreas do conhecimento (como tecnologia e energias renováveis, por exemplo) são medidas essenciais para a geração de empregos compatíveis com o mercado que está se criando.
Atualmente, o Piauí lidera o ranking nacional de geração de empregos, segundo o IBGE, além de ser o estado em que mais rápido se abre uma empresa no país. São mais de 21 mil empresas abertas no primeiro semestre deste ano. E, com os investimentos que vem sendo aplicados, a expectativa é que a força do trabalho mova ainda mais os índices para cima.
Fonte: pi.gov