youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 15 de outubro de 2025
Piauí

Centrais de Diagnóstico fortalecem o acesso à saúde e descentralizam atendimentos no Piauí

Agora, os serviços estão disponíveis dentro do próprio território, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.


As Centrais de Diagnóstico implementadas pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), têm revolucionado o atendimento e ampliado o acesso da população aos serviços do SUS. No município de Valença, a 215 km de Teresina, a unidade já realizou mais de 4.728 exames laboratoriais em apenas 100 dias de funcionamento.

Além disso, foram realizados 600 ultrassonografias, 257 mamografias, 1.316 raios-X, 200 eletrocardiogramas, 246 ecocardiogramas transtoráxicos e 50 ecocardiogramas fetais, consolidando a ampla oferta de atendimentos da Central de Diagnóstico, que também conta com o suporte do Programa Piauí Saúde Digital.

   (Foto: Márcio Sales/Ascom Sesapi)

A estrutura da Central de Diagnóstico contribui para descentralizar o acesso à saúde na região do Vale do Sambito, que antes dependia de deslocamentos até Picos — o grande centro de referência mais próximo — para a realização de diversos procedimentos. Agora, os serviços estão disponíveis dentro do próprio território, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.

“As centrais são um passo fundamental na descentralização da saúde no Piauí. Com esta, já são oito inauguradas, entre elas as de Picos, Parnaíba, Água Branca, Corrente, Esperantina, Bom Jesus e Paulistana, que fortalecem o atendimento em todo o estado”, destacou o superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Além da Central de Diagnóstico, Valença também recebeu a reforma do pronto atendimento e a implantação do setor de tomografia do Hospital Regional Eustáquio Portela. O próximo passo será a instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital.

Fonte: pi.gov

Dê sua opinião: