Cerca de 165 mil clientes ficaram sem energia elétrica por pouco mais de meia hora, segundo a Equatorial Piauí. Outros 25 estados e o DF também foram afetados.
Um apagão deixou cerca de 165 mil moradores sem energia elétrica em 61 cidades do Piauí, na madrugada desta terça-feira (14). Segundo a Equatorial Piauí, o serviço foi interrompido por pouco mais de meia hora e já foi restabelecido.
Além do Piauí, o apagão atingiu o Distrito Federal e pelo menos 23 estados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a falha foi provocada por um incêndio em uma subestação em Curitiba (PR). As distribuidoras apontaram interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Em nota, a Equatorial Piauí explicou que a interrupção foi automática e temporária, causada pela ativação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), um sistema de proteção coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A empresa informou que atuou de forma imediata, em conjunto com o ONS, e conseguiu restabelecer o fornecimento de energia após 35 minutos.
“A distribuidora acompanha o caso junto ao ONS, que segue apurando a causa do incidente”, completou a Equatorial.
Fonte: G1 / Campo Maior em Foco