youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de julho de 2025
Piauí

Monitor é afastado após tentativa de retirar aluna à força de ônibus escolar

Segundo a prefeitura, o caso será rigorosamente apurado e, se confirmada qualquer irregularidade, serão adotadas providências administrativas


Foto - Meio Norte

Após a ampla repercussão de um vídeo que mostra o monitor Jofran Pereira de Assis tentando retirar à força uma aluna de 13 anos de dentro de um ônibus escolar em Oeiras (PI), a Prefeitura da cidade emitiu uma nota informando que ele foi afastado de suas funções até a conclusão das investigações.

O QUE ACONTECEU ?

O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (16), na Escola Municipal Visconde de Parnaíba. Nas imagens, divulgadas pela família da adolescente, é possível ver o monitor segurando os braços da estudante, que resiste e grita: “Não vou descer, me solta!”. Em seguida, ele a solta, mas avisa que o ônibus não sairá enquanto ela não descer.

A mãe da garota, Alexsandra, denunciou o caso e cobrou providências e justiça. Até o momento, não há informações sobre o que teria motivado a tentativa de retirada da aluna.

PREFEITURA SE MANIFESTOU

A Prefeitura de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que tomou conhecimento da circulação do vídeo e que a conduta do monitor não condiz com os procedimentos adequados para lidar com situações de conflito.

Segundo a prefeitura, o caso será rigorosamente apurado e, se confirmada qualquer irregularidade, serão adotadas providências administrativas. A gestão informou que as famílias dos estudantes envolvidos receberão o suporte necessário por meio da rede municipal de serviços.

NOTA EXPLICATIVA DA PREFEITURA

A Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tomou conhecimento da circulação de um vídeo nas redes sociais que mostra um episódio de violência no interior de um veículo destinado ao transporte escolar de alunos da rede pública municipal.

A gestão municipal repudia veementemente qualquer forma de violência, especialmente em ambientes educacionais ou em serviços vinculados à Educação.

Mesmo diante de situações de conflito ou brigas entre alunos, esse tipo de conduta não é admissível e não representa a forma correta de intervir em desentendimentos. Existem protocolos adequados para lidar com essas ocorrências, sempre priorizando o cuidado e a segurança dos estudantes.

Diante do ocorrido, o agente envolvido foi imediatamente afastado de suas funções até a conclusão das investigações. Os fatos serão rigorosamente apurados e, se confirmada qualquer conduta irregular, serão adotadas todas as providências administrativas cabíveis.

As famílias dos alunos envolvidos receberão o suporte necessário, por meio da rede municipal de serviços.

A Prefeitura de Oeiras reafirma seu compromisso com uma educação acolhedora, segura e livre de qualquer ato de violência.

Prefeitura Municipal de Oeiras

Secretaria Municipal de Educação. 

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: