O Piauí chegou a marca de 3.094 focos de incêndio no mês de setembro. Os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que a marca é mais que o dobro do registrado em agosto, com 1489 focos, mês que o número de focos havia sido maior em 2024.
No sábado (28) foram 92 registros de focos de incêndio. O maior deles foi registrado em Campo Maior, Norte do Piauí, onde a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí enviou equipes do Grupamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros Militar para combater o incêndio que se alastrava chegando perto de um posto de combustível. Bombeiros e brigadistas contiveram as chamas na vegetação dentro de um tempo que não levasse maiores riscos para o posto de gasolina.
O levantamento também mostra o registro de focos por dia. Neste mês de setembro, o dia 18 foi o com maior número de incêndios chegando a 279 focos. Mesmo com o alto número de focos registrados em setembro, o número ainda está abaixo do visto em 2023, quando no mesmo período, o estado chegou a 3.941 focos em 30 dias.
Portaria proíbe fogo em manejo de vegetação no Piauí
O uso de fogo para o manejo de vegetação está proibido no Piauí. Uma portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que entrou em vigor no dia 17 de setembro proíbe a utilização do fogo em vegetação até o dia 17 de novembro. A portaria revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas pela Semarh para esse período.
Fonte: Cidade Verde