A Prefeitura Municipal de Piripiri inaugurou, nesta quarta-feira (15), o Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis – Recicla Piripiri. O novo espaço representa um marco na política ambiental do município, com foco na valorização do trabalho dos catadores, na geração de renda e na construção de um futuro mais sustentável. O centro está localizado na BR-343, onde antes funcionava o Café Maná.
A prefeita Jôve Oliveira Monteiro destacou a importância da mudança: “Muito feliz hoje, uma virada de chave. Os catadores estão saindo de um local insalubre, que era o lixão, e hoje estão aqui numa estrutura forte, segura. Estamos tornando eles empreendedores. O lixo que vem para cá será reciclado e agora será um trabalho deles. Esse centro é o primeiro da região norte do Estado do Piauí”.O evento contou com a presença de autoridades, como o procurador Nivaldo Ribeiro, que ressaltou: “Importante demais esse galpão, um trabalho que merece os parabéns. Lixão tem que acabar. Essa parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura deu certo”.
Marisa Mônica, advogada do Consórcio Meio Norte, elogiou a iniciativa. “Nossa prefeita está de parabéns. Piripiri, mais uma vez, pioneira e ciente de suas obrigações na política ambiental”.
A procuradora da Prefeitura, Natana Vieira, também comemorou a conquista. “Foram muitas reuniões para este momento. São 44 famílias que agora vão ter um lugar que vai abrigá-las contra chuva e sol, receber empresários — um local humano será esse galpão”.
Daniele Lima, presidente da Associação de Catadores de Piripiri, emocionou-se ao falar sobre a conquista: “O nosso futuro chegou, nosso sonho se realiza. Um centro de triagem que vai nos fazer felizes. Fazemos parte dessa história e, depois de dez anos, tivemos atenção especial. Essa gestão nos ouve”.
Fonte: SECOM PIRIPIRI