Um homem que perdeu sua motocicleta Honda Pop 110i, após anunciar a venda do veículo na internet, em Esperantina (PI), conseguiu recuperá-la. O veículo foi localizado na cidade de Barras, onde uma mulher o havia comprado e também foi vítima do golpe.
O crime, conhecido como “falso intermediário”, ocorreu na segunda-feira (24/3) com grande repercussão na região. O golpista, que se identificou para a vítima como Zildo, se passou por comprador e negociou a motocicleta pelo valor de R$ 9.500,00. Alegando não poder buscar o veículo pessoalmente, enviou um terceiro para retirá-lo. Após a entrega, a vítima foi bloqueada no aplicativo de mensagens e percebeu que não receberia o pagamento. Diante disso, procurou a Delegacia Seccional de Polícia Civil de Esperantina e registrou um boletim de ocorrência.
A motocicleta foi encontrada em Barras, onde uma mulher a havia adquirido sem saber que se tratava de um golpe. A compradora entregou o veículo à delegacia local, que o devolveu ao verdadeiro proprietário em Esperantina.
O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca identificar e prender os responsáveis pelo crime.
Como funciona o golpe do falso intermediário?
Esse tipo de fraude ocorre quando um criminoso se passa por intermediário em uma negociação, enganando tanto o vendedor quanto o comprador. Ele se apresenta como interessado no produto, negocia valores distintos com as partes e cria uma história convincente para justificar sua intermediação. Assim, recebe o pagamento do comprador sem repassá-lo ao verdadeiro dono do item, que acaba entregando o bem sem receber o valor devido.
Em muitos casos, a segunda vítima adquire o produto por um preço muito abaixo do mercado, sem desconfiar da fraude.
Fonte: AZ