Entre os dias (25/08) e (29/08), a Coordenadoria de Mediação de Conflitos e Direitos Humanos (CDH) e o 19º Batalhão da Polícia Militar realizaram uma grande operação em municípios do Sul do Piauí. As ações ocorreram em Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e Cristino Castro, regiões que concentram áreas de conflitos agrários. Durante a ofensiva, duas motocicletas adulteradas foram identificadas e apreendidas, além de quatro armas de fogo, de calibres 12 e 38, acompanhadas de diversas munições.
De acordo com o tenente-coronel Jamson, coordenador da CDH, cinco pessoas foram autuadas em flagrante, sendo que três delas estavam foragidas do sistema prisional do Maranhão. O trabalho também teve como foco o apoio ao cumprimento de ordens judiciais relacionadas a disputas fundiárias, intensificando o policiamento em áreas de maior tensão na região dos Cerrados.
Os presos foram encaminhados para unidades policiais distintas: dois homens, que estavam em posse de armas, foram levados à delegacia de Baixa Grande do Ribeiro, enquanto outros três foragidos, encontrados com mais armamento e munições, foram conduzidos à Central de Flagrantes de Bom Jesus. Segundo o comando da operação, as ações integram um esforço contínuo da Polícia Militar em garantir segurança e reduzir a violência em áreas de conflito rural no estado.
Fonte: 180 Graus