youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 29 de agosto de 2025
Polícia

Receita Federal apreende mais de 500 sacos de produtos falsificados no litoral do Piauí

As mercadorias estavam sem certificação da Anatel e sem o selo do Inmetro


Foto - 180 Graus

A Receita Federal apreendeu, entre quinta-feira (28/08) e sexta-feira (29/08), 520 sacos de ráfia com produtos falsificados, contrabandeados e introduzidos de forma irregular no país (descaminho), durante operação realizada no município de Parnaíba, litoral do Piauí.

A ação ocorreu no centro da cidade e em áreas próximas, onde 14 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Os locais foram selecionados a partir de investigações policiais e de denúncias de escritórios de advocacia que representam marcas prejudicadas pela pirataria.

As mercadorias estavam sem certificação da Anatel e sem o selo do Inmetro. Alguns itens, como carregadores de celular, apresentavam riscos de curto-circuito e incêndio devido ao material de má qualidade.

Produtos apreendidos

Celulares e smartphones

Videogames

Calçados

Roupas, bolsas, mochilas e brinquedos

Aparelhos eletrônicos (caixas de som e fones de ouvido)

Acessórios para celular

Segundo a Receita, além do risco à saúde e segurança, os produtos ilegais geram prejuízos a empresários e causam concorrência desleal.

Apoio e efetivo

A operação contou com apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal, que cedeu espaço para o armazenamento das mercadorias. Participaram da ação 35 servidores da Receita Federal, 46 policiais militares do Piauí, 3 servidores da Anatel, 2 do Inmetro e advogados representantes das marcas envolvidas.

Fonte: 180 Graus

Dê sua opinião: