A Receita Federal apreendeu, entre quinta-feira (28/08) e sexta-feira (29/08), 520 sacos de ráfia com produtos falsificados, contrabandeados e introduzidos de forma irregular no país (descaminho), durante operação realizada no município de Parnaíba, litoral do Piauí.
A ação ocorreu no centro da cidade e em áreas próximas, onde 14 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Os locais foram selecionados a partir de investigações policiais e de denúncias de escritórios de advocacia que representam marcas prejudicadas pela pirataria.
As mercadorias estavam sem certificação da Anatel e sem o selo do Inmetro. Alguns itens, como carregadores de celular, apresentavam riscos de curto-circuito e incêndio devido ao material de má qualidade.
Produtos apreendidos
Celulares e smartphones
Videogames
Calçados
Roupas, bolsas, mochilas e brinquedos
Aparelhos eletrônicos (caixas de som e fones de ouvido)
Acessórios para celular
Segundo a Receita, além do risco à saúde e segurança, os produtos ilegais geram prejuízos a empresários e causam concorrência desleal.
Apoio e efetivo
A operação contou com apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal, que cedeu espaço para o armazenamento das mercadorias. Participaram da ação 35 servidores da Receita Federal, 46 policiais militares do Piauí, 3 servidores da Anatel, 2 do Inmetro e advogados representantes das marcas envolvidas.
Fonte: 180 Graus