youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 03 de agosto de 2025
Polícia

Polícia Militar do Piauí inicia 1º Curso Superior de Polícia e marca avanço histórico

A formação tem 600 horas/aula, será realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).


O governador Rafael Fonteles vai participar, na próxima segunda-feira (4), da aula inaugural do 1º Curso Superior de Polícia (CSP), realizado pela Polícia Militar do Piauí. A solenidade será realizada no auditório do Colégio da Polícia Militar, no Centro de Ensino em Tempo Integral (Ceti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde, bairro Morada do Sol, em Teresina, a partir das 11h.

Um marco inédito na história da Corporação, o curso é voltado para oficiais no posto de tenente-coronel e passa a ser requisito obrigatório para a promoção ao posto de coronel, conforme nova legislação implantada. A formação tem 600 horas/aula, será realizada em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e corresponde a uma especialização lato sensu em Gestão Estratégica em Segurança e Ordem Pública.

Para o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o curso representa um divisor de águas na trajetória da instituição. “A Polícia Militar do Piauí completou este ano 190 anos. Durante quase todo esse tempo, nossos oficiais eram formados fora do estado. Eu mesmo me formei no Ceará porque, em 1994, quando entrei na PMPI, não existia academia aqui. Só em 2000 criamos a Escola de Formação de Oficiais, e o curso de aperfeiçoamento só veio três anos depois. Agora estamos indo além: implantando um curso superior de polícia dentro do nosso próprio estado, com conteúdo estratégico e voltado à alta gestão”, afirmou.

Segundo o comandante, o curso habilita o oficial a exercer funções de alto comando, com disciplinas voltadas para áreas como planejamento operacional, inteligência, gestão de pessoas, logística, finanças, políticas públicas, comunicação estratégica, geopolítica, entre outras. “Estamos antecipando em seis anos o que a nossa nova lei de ensino previa para ser implantado em até oito. Com isso, damos um passo gigantesco para que a PMPI tenha, cada vez mais, lideranças preparadas para os desafios da segurança pública moderna. Esse curso é uma exigência para quem vai comandar, decidir e conduzir os rumos da corporação no futuro”, reforçou o coronel Scheiwann.

A primeira turma do CSP será concluída ainda em dezembro deste ano, marcando uma nova etapa na qualificação e valorização dos quadros da Polícia Militar do Piauí.

Fonte: pi.gov

Dê sua opinião: